Experimentos científicos do Centec agitam primeiros dias da Bienal do Livro

841

Durante todos os dias da XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará, o Instituto Centec está levando, ao Espaço Luz do Conhecimento, diversos experimentos científicos e inovações. O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Fortaleza apresenta ao público os projetos “Mão do adeus”, “Bolo químico”, “Lentilhas dançantes” e “Água nas plantas”.
A professora Rita Rolim explica que ensinar ciências com efeitos visuais e ludicidade, empolga as crianças e atiça a curiosidade. “Trazemos experimentos com materiais de baixo custo e criamos um espaço que parece um livro experimental ao vivo, com muitas brincadeiras usando conhecimentos de química e biologia que tornam a ciência uma coisa lúdica. A nossa ideia é mostrar que a química e a biologia não são matérias difíceis se você compreender que ela está no nosso dia a dia e o efeito visual e lúdico empolga as crianças”, disse.
Um dos estudantes do curso de Arduíno do CVT Fortaleza, Thierry Wellington, trouxe o “Projeto Sombra”, um braço robótico para auxiliar pessoas com deficiência. “Os movimentos que eu faço com a mão mestre, a mão robótica vai seguir e, com isso, a pessoa com deficiência pode ter um apoio maior para realizar tarefas simples do dia a dia”, apresenta.

O CVT Maranguape trouxe para a Bienal o gerador de Van Der Graff, uma máquina eletrostática que, com o atrito nas correias deixa, literalmente, “os cabelos em pé”; além da exposição de outros projetos em andamento na unidade. O CVT Quixeré realiza, nos dias 19 e 20, contação de estórias, oficina de Cordel e de desenho e pintura para crianças.

Empreendedorismo
A Incubadora Tecnológica do Centec (Intece) está expondo as ações de algumas das inovações que apoia, como a Pedalet e a Connection. Em parceria com a Rede de Incubadoras de Empresas do Estado do Ceará (RIC), outros empreendimentos de diversas incubadoras do Estado estão participando do evento.
Sobre o Centec
A Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e o Instituto Centec oferecem, por meio de um contrato de gestão, cursos de formação inicial e continuada, técnicos e superiores tecnológicos gratuitos em 38 cidades cearenses por meio dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT), dos Centros Vocacionais Técnicos (CVTEC) e das Faculdades de Tecnologia (Fatec).
SERVIÇO
Centec na XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará
De 16 a 25 de agosto, de 10h às 22h
Centro de Eventos do Ceará – Espaço Luz do Conhecimento
Mais informações: centec@centec.org.br

PROGRAMAÇÃO DO CENTEC NA BIENAL
PALESTRAS
22 de agosto
– 10h Palestra “O semiárido em Euclides da Cunha”, com Mavignier França
23 de agosto
– 10h Palestra “Apicultura em versos e trovas”, com prof. Odério Lima
– 15h Palestra “A nova era do empreendedorismo”, com Sueli Vasconcelos

EXPOSIÇÕES E OFICINAS
17 a 25 de agosto
– Mostra de produtos inovadores da RIC
– Gerador Van Der Graff
– Laboratórios de ciências (biologia e química)
– Projetos “Costurando Sonhos”, “Qualifica Maranguape” e “Centro de Línguas”
19 e 20 de agosto
– Contação de estórias
– Oficina de Cordel
– Oficina de desenho e pintura para crianças
Dias 20 e 21 de agosto
– Experimentos: mão do adeus, bolo químico, lentilhas dançantes e água nas plantas

Autor: Da redação com ascom/Foto: ascom/  Chico Gomes