Esse é um evento de grande importância, onde daremos mais um passo em prol do desenvolvimento turístico de Amajari, disse Mota
Começou na manhã desta quarta-feira (19/06), no Palácio da Cultura, o “Seminário de Orientação e elaboração de Projetos estruturais para os municípios de Roraima”.
O seminário apresenta palestras e uma oficina de Noções Básicas de Elaboração de Projetos. Seminário incluiu, ainda, temas como desafios para o turismo sustentável nos municípios, o aproveitamento dos recursos naturais para segmentos como o Ecoturismo e Turismo de Aventura, o associativismo e agroecologia dentre outros assuntos pertinentes.
Participam do evento parceiros como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que apresentou o projeto “Desenvolvimento e Turismo”, e a Secretaria de Cultura do Estado de Roraima (Secult), que ofertará uma oficina de noções básicas de elaboração de projetos.
De acordo com o secretário de estado da cultura, Marco Aurélio Porto Fonseca, os municípios precisam criar o sistema municipal de cultura e turismo. “Estamos desenvolvendo o plano estadual de cultura e turismo, que contribuirão com o desenvolvimento do cenário turístico-cultural dos municípios” destacou Fonseca. Lembrou que os municípios do estado de Roraima, com potencialidade são: Amajari, Cantá, Mucajai, Uiramutã, São Luiz de Anaua e Pacaraima.
Para o diretor do Departamento de Turismo, Shigeaki Alves, as prefeituras precisam ter técnicos. “Muitos prefeitos não possuem uma informação técnica para se habilitar com bons projetos” lembrou Alves.
O representante do Ministério do Turismo (MTUR), Philippe Figueiredo, em sua palestra falou sobre a nova estrutura do Programa de Regionalização do Turismo e a atualização do mapeamento e inventário a ser desenvolvido pelo Ministério do Turismo (MTUR), “A permanência do turista na região precisa do esforço dos gestores públicos na implementação de políticas públicas com foco em turismo para o desenvolvimento sustentável da Região”, explicou Philippe.
O município de Amajari marcou presença com o prefeito municipal de Amajari, Moacir Mota (PR), a primeira dama Gleice Mota e assessores ligados a cultura e turismo.
Segundo Moacir Mota, o potencial turístico da região está sendo trabalhado no sentido de promover a sua rica identidade cultural e a melhoria da qualidade dos serviços ofertados. “Acreditamos no turismo que reflita em resultados para os moradores e a região, numa perspectiva de crescimento econômico e bem-estar social, como a serra do Tepequém, nossas belas cachoeiras e os eventos culturais que o município organiza” disse Mota. O gestor deve criar a secretaria municipal de turismo.
Programação para esta quinta-feira (20/06)
7h30 às 13h30 – Atendimento das Comitivas Municipais interessadas em informações complementares para a consolidação de ações em parceria.
Local: Seplan/Departamento de Turismo
Concomitante à visita técnica pelos Representantes do Ministério do Turismo
– MTur junto à equipe do Departamento de Turismo – Detur – Órgão Oficial do
Turismo do Governo do Estado de Roraima da Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento.
18h às 22h – Programação de encerramento do curso de qualificação da equipe de gestão municipal e trade turístico
Local: Videoteca do Palácio da Cultura
Instrutora: Jonayna Rodrigues – Assessoria de Relações Institucionais.
Ascom/Prefeitura Municipal de Amajari/Fotos: Yan Renato.