MTST/RR inaugura nova sede para melhor comodidade de seus associados

720

“Temos uma afinidade e uma sintonia muito grande com nossos associados”

Com a proposta de garantir um espaço para melhor atender seus associados, promovendo capacitação e atendimento jurídico para os pólos do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto de Roraima-MTST/RR, foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (17/06), a nova sede da instituição, localizada na avenida Raimundo Rodrigues nº 539/a, com a rua Carmelo, no bairro Silvio Botelho, um novo espaço como escritório para a administração e sala de atendimento.

O MTST/RR é um movimento que luta por moradia digna e justiça social desde a sua implantação no Estado de Roraima, em, 05 de Abril de 2008. Hoje cerca de 2.600 famílias cadastradas à espera de uma moradia. O MTST/RR tem diversos pólos em vários bairros de Boa Vista.

“a coordenadora nacional do MTST/RR “Lutamos por moradia digna e qualidade de vida dos Trabalhadores (as) que sofrem com as diversas formas de opressão impostas pelo imperialismo hegemonista e belicista do capitalismo contemporâneo” destacou Ferraz.

O déficit habitacional 

O déficit no estado de Roraima esta em torno de 22 a 25 mil moradias.

O déficit habitacional é causado pela falta de políticas públicas e por transformações sociais, como o êxodo rural e a mudança do perfil das famílias.

Em 2009 foi lançado o programa Minha Casa Minha Vida, com a meta de construir um milhão de moradias para atender famílias com renda até 10 salários-mínimos. O programa foi reformulado no governo da presidente Dilma Rousseff e pretende construir mais 2 milhões de casas até 2014.

Projetos Habitacionais

Projeto Palmares vai atender 210 famílias, local bairro Equatorial, na divisa com o bairro Cruviana, este projeto é de casas popular.

Projeto habitacional Jóquei Clube, vai atender cerca de 160 famílias, o modelo é de apartamento.

Reivindicação de área da união

 MTST/RR cobra da Superintendência da Secretaria de Patrimônio da União- SPU/RR, uma área no Jóquei Clube.

Situação das 52 famílias que foram remanejadas para uma área cedida por uma empresaria após a reintegração de posse. 

 Em reunião (04/06) com agente do governo do estado, foi identificada uma área institucional no bairro Monte das Oliveiras, para assentar as 52 famílias provisoriamente. Porém o presidente da associação do Monte das Oliveiras, Antonio Geraldo, fez varias denuncias aos órgãos públicos federal, informando que a área pleiteada não pertence ao governo do estado, fato esse comprovado pelo DNIT, na tarde do dia (06/06), véspera do cumprimento de reintegração de posse, que proibiu a acomodação das famílias por se tratar de uma área federal.

A Fé prevaleceu

 Vendo a aflição das famílias, o companheiro Fininho, administrador da área na HC 13- chácara, bairro Senador Hélio Campos, cedida pela empresaria, entrou em contato com a coordenadora nacional do MTST/RR, Maria Ferraz, e ofereceu a referida área com autorização da proprietária Francinete Amaro.

A reintegração

 Na manhã do dia 07/06, de uma forma ordeira as 52 famílias, fazia a mudança para o novo local.

Apoio do governo do estado

 Disponibilizou através da CODESAIMA

Panelada; Retro escavadeira; Caçamba; Caminhão; Manilhas.

Disponibilizou através da SETRABES

Redes e mosqueteiros

Apoio do governo municipal

Cadastro das famílias; Vacinação nas crianças; cestas básicas, dois banheiros químicos.

Ascom/MTST/RR/fotos: Yan Renato