Os 12 pontos de cultura da capital terão um espaço específico para apresentações de música, teatro, dança, filmes, artes visuais e plásticas e oficinas. O Pontão de Cultura vai funcionar na avenida Floriano Peixoto, s/nº, Centro, prédio da Prefeitura de Boa Vista que há anos estava inutilizado. O termo de autorização de uso foi assinado na tarde desse sábado (15), pela prefeita Teresa Surita.
Além de representantes de movimentos culturais, a solenidade contou com a participação do coordenador geral de Programas e Projetos Culturais do Ministério da Cultura, Pedro Domingues Junior. A Rede dos Pontos de Cultura de Boa Vista – Pontão Sustentável Boa Vista Digital (Floresta, Fronteira e Folclore) será a primeira da capital. A iniciativa, além de proporcionar espaço físico aos pontos, vai facilitar o acesso da população à cultura. O local contará com internet sem fio gratuita.
Domingues parabenizou a iniciativa e colocou o Ministério da Cultura à disposição para parcerias. Segundo ele, a criação desse centro de cultura é importante para todo o estado. “Esperamos que o Pontão seja o esforço institucional que vai acelerar os processos de afirmação cultural das comunidades de Boa Vista e de Roraima. Estamos orgulhosos dessa parceria e das futuras decorrentes dessa”, disse.
Teresa reforçou a importância de parcerias entre governos Federal e Municipal voltadas a apoiar e aprimorar quem se dedica à cultura na capital. “Avançamos muito em relação à cultura nesses primeiros meses de gestão e vamos continuar trabalhando para fortalecer essa área. Desde janeiro, tenho ido ao Ministério da Cultura em busca de projetos para nossa cidade e já obtivemos resultados. Um deles é a garantia de recursos para a oferta de cursos e oficinas nos próximos meses. Acredito que com o Pontão de Cultura vamos fazer um trabalho grandioso”, concluiu.
Ascom/Prefeitura/Foto Jackson Souza











