Neymar e Paulinho fizeram os seus no início de cada tempo. Jô marcou no final do jogo
Com gols no início de cada tempo, e outro no final da partida, a seleção brasileira de futebol venceu o Japão por 3 a 0, na abertura da Copa das Confederações, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Os gols foram marcados por Neymar, aos 3 minutos do primeiro tempo, e por Paulinho, que também marcou logo no começo do segundo tempo. Jô, que entrou no lugar de Fred no segundo tempo, marcou no último lance do jogo.
Se a partida não foi um primor por parte da seleção de Luiz Felipe Scolari, serviu para afastar o nervosismo das estréia. O gol de Neymar, logo no começo do jogo ajudou a seleção a não ficar muito nervosa no restante da partida. O Japão, apesar de sair perdendo, não se lançou ao ataque com tudo, preferindo se manter bem postada na defesa e procurar os contra-ataques. As estrelas Kagawa e Honda até tentaram, mas também ficaram na boa partida da dupla de zaga brasileira, David Luiz e Tiago Silva.
Os gols — Neymar abriu o placar e fez o primeiro gol. Após Fred receber cruzamento na entrada da área e ajeitar de peito, Neymar deu um chute certeiro de primeira no ângulo esquerdo do goleiro japonês e marcou o primeiro gol da Copa das Confederações 2013.
O gol de Paulinho também não foi diferente. O volante recebeu a bola dentro da área, matou e disparou contra o gol japonês. Jô recebeu lançamento de Oscar no último lance da partida, invadiu a área e bateu na saída do goleiro.
A partida — A Seleção Brasileira começou o jogo com um ataque fulminante. Tanto que no primeiro chute a gol, Neymar abriu o placar. Um gol digno de abertura de Copa das Confederações, um golaço. Fred fez o pivô, ajeitou com o peito e Neymar, de primeiro, num chamado “sem pulo”, mandou no ângulo do goleiro japonês. 1 a 0 e delírio da torcida brasileira.
Na sequencia, o Japão igualou as ações. Chegou a testar Julio Cesar por duas vezes em chutes de fora da área, mas o goleiro defendeu sem problemas. Do outro lado, Hulck era quem levava mais perigo a zaga japonesa. E foi num lance exatamente do camisa 19 que o Brasil quase ampliou. Após troca de passes com Daniel Alves, o atacante entrou na área e cruzou. No desvio, o goleiro Kawashima teve de fazer boa defesa.
Já no fim do primeiro tempo, Hulck continuava como principal arma brasileira no ataque. Aos 40, em contra-ataque rápido puxado por Oscar, a bola chegou até ele, que dominou, driblou e chutou. A bola, que bateu na rede pelo lado de fora, enganou a torcida. Em seguida, Fred quase conseguiu marcar depois de lançamento perfeito de Neymar, mas Kawashima estava lá.
Da mesma maneira que começou o jogo, o Brasil iniciou a segunda etapa. A postura foi tão parecida que com os mesmo dois minutos de bola rolando, Paulinho ampliou o placar após passe de Daniel Alves. 2 a 0.
Com o desenrolar do segundo tempo, Felipão trocou toda a sua linha de frente. Neymar, Hulck e Fred deram lugar a Lucas, Hernanes e Jô, respectivamente.
Foi justamente Jô quem fechou a conta. Oscar puxou contra-ataque pela esquerda e deixou o atacante livre para fazer Brasil 3 x 0 Japão. A torcida brasiliense, que apoiou e incentivou o time durante a partida, terá boas lembranças da passagem da Seleção Brasiliera pela capital federal.
Na próxima rodada, a Seleção Brasileira enfrenta o México, em Fortaleza. A partida será no Estádio Castelão, às 16 horas, na quarta-feira.
O Brasil jogou com Julio Cesar, Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva (c) e Marcelo; Paulinho, Luiz Gustavo e Oscar; Hulk (Hernanes), Fred (Jô) e Neymar (Lucas).
Da redação com agencias/foto: Rafael Ribeiro/CBF