Lançamento da 5ª edição do Prêmio ODM Brasil acontece na ALE-RR

663

O presidente da ALE-RR, deputado Chico Guerra, destacou a importância do prêmio para Roraima

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) transformou a sessão ordinária desta quinta-feira, 13, em Comissão Geral para sediar a realização do Seminário Estadual de Lançamento da 5ª edição do Prêmio ODM Brasil.

O evento organizado pela Secretaria Geral da Presidência da República reuniu além de parlamentares e autoridades roraimenses, representantes do Governo Federal, de instituições bancárias, de entidades que prestam serviço social entre outros parceiros da sociedade civil.

O objetivo do prêmio é reconhecer e valorizar as práticas bem sucedidas realizadas por prefeituras e organizações da sociedade civil que contribuem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

O presidente da Casa, deputado Chico Guerra (PSDB), iniciou seu discurso parabenizando os organizadores do evento e falando da importância do prêmio. “É um belo trabalho que merece total atenção, principalmente por se tratar de desenvolvimento social, na busca de acabar com a fome e a miséria, bem como a prostituição infantil e outras mazelas da sociedade”, enfatizou Guerra.

Ao presidir os trabalhos, o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Manoel Messias, falou da necessidade de promover meios para combater os problemas sociais em Roraima.

“O Prêmio é uma plataforma humanitária definida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000, que contou com a participação de 191 países que estipulação oito metas para melhorar o mundo tirando mais de 500 milhões de pessoas da condição de extrema miséria, formando uma completa cidadania. E em 2003, o ex-presidente Lula (PT) estabeleceu que fosse criado o prêmio como forma de incentivar e reconhecer o trabalho de inúmeras instituições que trabalham em prol do desenvolvimento social”, explicou.

Já o assessor da Secretaria Geral da Presidência da República, Maurício Garcia, fez uma explanação sobre o Prêmio e também sobre a municipalização dos ODM’s. “Não podemos esquecer que existem outros países que também ganharam prêmios por conta desse tão importante trabalho. Desde a sua criação, mais de 5 mil projetos foram presentados e entre eles, 80 foram agraciados com as premiações. Por isso é importante que todos participem e se inscrevam”, ressaltou.

A coordenadora do Núcleo ODM Brasil em Roraima, Sandra Leocádio, apresentou dados estatísticos sobre os trabalhos sociais que vem sendo realizados por órgãos públicos, instituições e entidades públicas e privadas e destacou como positivas muitas dessas atividades. “Graças a esse trabalho, Roraima conseguiu ultrapassar algumas metas como a Educação Básica e da redução da mortalidade infantil, porém estamos buscando uma forma para combater o aumento dos casos de pessoas portadoras de HIV/AIDS”, finalizou.

Prêmio – O Prêmio ODM Brasil foi lançado em 2004 para dar visibilidade e reconhecer projetos que ajudam o país a cumprir as Metas do Milênio. Podem participar organizações sociais, entre elas, ONGs, universidades, fundações, empresas, sindicatos e movimentos sociais, além de prefeituras municipais.

A coordenação da 5ª Edição do Prêmio ODM Brasil é da Secretaria Geral da Presidência da República, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade/Nós Podemos.

Para concorrer ao Prêmio ODM Brasil, basta preencher a ficha de inscrição no site: www.odmbrasil.gov.br. As inscrições são gratuitas e terminam em 2 de agosto de 2013.

Secom/ALE-RR/Foto: Alfredo Maia