Prefeitura adota nova metodologia para melhorar a qualidade do ensino na capital

972

A Prefeitura de Boa Vista está trabalhando com a metodologia de ensino estruturado em 58 escolas públicas municipais. Com essa nova proposta, o professor antecipa, de forma organizada, todas as etapas do trabalho escolar. A proposta de implantar a nova metodologia atende a uma orientação da prefeita Teresa Surita que determinou a educação como prioridade de gestão. A expectativa é melhorar os índices educacionais do Município, combatendo problemas como o analfabetismo funcional.

A nova metodologia já é utilizada em grandes capitais brasileiras, apresentando resultados positivos como a melhoria do desempenho dos alunos na Prova Brasil. “Adotamos medidas que serão fundamentais para garantir um salto qualitativo na educação. Os investimentos vão desde a contratação de mais profissionais qualificados, fortalecimento dos programas educacionais e a implantação de uma nova metodologia de ensino que vai contribuir para formação educacional dos nossos alunos, melhorando seu rendimento escolar”, frisou Teresa.

Implantada em 21 de fevereiro, a nova proposta foi bem aceita por gestores, professores e alunos. Na sala de aula, é possível perceber as mudanças que trouxeram uma nova rotina para as crianças, incluindo a realização diária de tarefas de casa. Para Josué Martins, 10, que estuda no 5º ano da Escola Municipal Amazona de Oliveira Monteiro, bairro Sílvio Leite, a nova proposta exige mais empenho e dedicação. “Estou gostando muito. O novo material deixou a aula bem diferente e mais puxada”, disse.

 

O resultado dessa nova forma de trabalhar, também é percebido em casa. Ruthe Godim Martins, mãe de Josué, aprovou o novo método e disse que o filho está mais motivado a estudar. “Estou achando essa nova metodologia muito boa. No ano passado, a escola não utilizou livro e quase não tinha tarefa de casa. Esse ano, a gente já percebe a diferença. O livro didático reforça o conteúdo e todos os dias, tem atividades para casa. Vejo meu filho mais estimulado a estudar com ajuda dos livros”, afirmou a mãe.

Na opinião da professora Hérica Castro, o ensino estruturado oferece um roteiro de acompanhamento, do início ao fim do programa, que garante mais segurança ao educador. “É um trabalho organizado, sistemático. Facilitou muito, porque tudo que vai ser estudado é apresentado de forma estruturada, facilitando a compreensão dos conteúdos e a participação dos alunos”, disse a educadora, que trabalha na escola Amazona.

Segundo a professora Darcy Oliveira, que leciona na Escola Municipal Senador Darcy Ribeiro, bairro Equatorial, o programa incentiva o maior envolvimento dos alunos nas atividades. “Com esse novo material, professores e alunos têm a base de todo o conteúdo que será compartilhado em cada disciplina”, destacou. “O programa facilita tanto o trabalho do professor como o processo de aprendizagem do aluno”, completou Renato Franklim, diretor da unidade.

Ascom/PMBV/foto Jackson Souza