“Pedimos que atendam ao apelo dessas pessoas, o povo clama por uma decisão sensata”
A ordem de despejo diz que as 50 famílias que moram a cinco anos numa área nas margens da BR 174 sentido Venezuela, denominada Acampamento Augusto Mariano, devem deixar a área até a próxima sexta-feira (07/06).
Na tarde desta terça-feira, (04/06), o deputado estadual Ivo Som (PTN), esteve presente mais uma vez demonstrando solidariedade e apoio incondicional as famílias, momento em que o oficial de Justiça, Airton Araujo, cumpre mandado de reintegração de posse.
Diante da situação Ivo Som, faz um apelo, para que seja revista a situação de despejo das 50 famílias do acampamento Augusto Mariano.
”Essas famílias não escolheram aquele local para viver, eram apenas três meses que se transformaram em cinco anos, as famílias praticamente sem lugar para ir sem destino sem chão e sem um teto, tiveram que conviver com a incerteza e a angustia do dia a dia, são idosos, crianças, portadores de necessidades especiais, homens e mulheres pessoas que acreditaram e investiram os seus sonhos naquele local” disse o parlamentar, continuou “Hoje um dia que vai ficar gravado na alma daquelas famílias, pois está sendo cumprido o mandado de reintegração de posse da área ocupada pelas famílias, que o meu apelo de anistia, de consenso e de paz possa ecoar neste estado, para que a outra parte interessada na reintegração de posse se sensibilize e tenha um bom senso e reveja a situação destas famílias, pediu Ivo Som.
Oficial de justiça se emociona, ao ouvir o clamor das famílias. ”Eu sei que é desumano.”Estou apenas cumprido uma decisão da justiça” lamentou Araujo, explicou.” Eu não tenho o poder de anular essa decisão. A outra parte e a justiça querem que seja de imediata a reintegração de posse desta área. Eu sou oficial, olhando nos olhos de cada um de vocês vejo a dor, a angústia e o desespero. Eu não posso fazer nada o prazo é de 48 horas para sair desta área. “Na sexta-feira pela manhã os barracos e as coisas de vocês tem que estar no chão, eu posso conseguir três caminhões” definiu.
O pior é que toda a área em torno do Acampamento Augusto Mariano pertence a um só dono, o senhor Dori.
A presidente do MTST/RR, Maria Ferraz, disse lutar com poderosos é desse jeito, perdemos uma batalha mais não a guerra, os olhos de Deus não dormem. “No próximo ano vai ter eleição e o senhor Neudo Campos e seus aliados vão pedir votos para essas famílias, lembrou Ferraz, acrescentando que o Dori é cria do Neudo Campos.
As famílias oraram e leram o livro de provérbios cap. 14 vers. 31 para o senhor Dori, este homem tem tantas terras, será que quando ele morrer irá levá-las.
Justiça nega o agravo suspensivo da reintegração de posse,
A presidente do TJ/RR, desembargadora Tânia Vasconcelos Dias, negou o agravo suspensivo da reintegração de posse, por entender que a sentença do mérito teve trânsito julgado em agosto de 2012, e a agravante, já obteve seu beneficio, a dilação do prazo para a ocupação voluntaria.
Ascom/Deputado Estadual Ivo Som/Fotos: Yan Renato.