Moções do MTST/RR aprovadas em conferência sensibilizam prefeita Teresa Surita

754

Os delegados da 5ª Conferência da Cidade aprovaram algumas moções apresentadas por representantes dos movimentos sociais e sociedade civil que participaram do evento. A conferência aconteceu nos dias 27 e 28.

Desde 2009, 50 (cinqüenta) famílias ocupam uma área nas margens da BR 174 sentido Venezuela. Durante esses 5 anos as famílias construíram de forma coletiva suas moradias e vidas, independentes de estado e políticos do Acampamento Augusto Mariano.

O direito à moradia, básico é necessário à sobrevivência humana, não é garantido nesta sociedade capitalista, e os efeitos perversos disso percebemos na disposição dos governos municipais, estaduais e federais diante de casos como o do Acampamento Augusto Mariano. De acordo com o MTST/RR, que sejam garantidos os direitos à moradia e apropriação da classe trabalhadora por condições dignas de vida.

A prefeita de Boa Vista Teresa Surita (PMDB), se sensibilizou, quando chegou a noticia da ordem de despejos das famílias e a moção de apoio, apresentada a prefeita pelo presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Emhur) e do Conselho Municipal da Cidade de Boa Vista, Edgard Magalhães.   De acordo com a presidente do MTST/RR, Maria Ferraz, o presidente da EMHUR, Edgard Magalhães deu a boa noticia por telefone informando que a prefeita Teresa Surita se sensibilizou com a situação das famílias do Acampamento Augusto Mariano e que na próxima segunda-feira (3/06) uma equipe da EMHUR e assistentes sociais entraram no acampamento para fazer um levantamento minucioso das famílias, numa situação de emergência algumas famílias poderão ser remanejadas para o conjunto habitacional Perola e Cruviana.

Moções aprovadas

 Pelo direito a moradia digna a todas e todos!

Pela suspensão da ação de reintegração de posse!

Pela reafirmação do acordo da construção de casas populares pelo governo estadual!

 1)     Moção de aplauso para o Corpo de Bombeiros em ceder o auditório para ser realizada a 5ª Conferência da Cidade de Boa Vista.

2)     Moção de repúdio popular em desfavor a Secretaria de Patrimônio da União –SPU/RR, pela morosidade e a falta do georreferenciamento, alegando que não tem condições financeiras para arcar com as despesas do mesmo, dificultando os projetos sócias em áreas devolutas da União.

3)     Moção de apoio as famílias do Acampamento Augusto Mariano, que a qualquer momento podem serem despejadas por uma força de  mandado de reintegração de posse.

Assessoria de comunicação do MTST/RR/Fotos Yan Renato.