Prefeitura de Fortaleza promove discussão sobre Direito à Cidade

942

A Prefeitura de Fortaleza, por meio do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), promoverá nesta quarta, 22 de agosto, Seminário Técnico com intuito de ampliar o conhecimento e o debate acerca do Direito à Cidade – Planos e Instrumentos de Desenvolvimento Urbano. O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e o superintendente do Iplanfor, Eudoro Santana, abrirão o seminário. A diretora Lia Parente, arquiteta e urbanista, também fará parte da palestra de abertura, que terá o tema “A importância do Plano Diretor”.

Durante todo o dia, serão discutidos temas relacionados à importância do Plano Diretor do município, do Plano Mestre Urbanístico do Fortaleza 2040, além de discussão com a presença de nomes importantes da arquitetura nacional que contribuirão com suas experiências.

O arquiteto e urbanista Fausto Nilo, coordenador do Plano Mestre e Urbanístico do Fortaleza 2040, será responsável pelas palestras com os temas: “Plano Urbanístico Abrangente e Plano Diretor” e “Plano Mestre Urbanístico do Fortaleza 2040”.

 

Logo depois, o advogado Henrique Botelho Frota, diretor do Instituto Pólis, abordará “Instrumentos Urbanísticos para Indução da Forma Urbana Desejada”. O palestrante é mestre pelo Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) da UFC, mestre em Direito Urbanístico pela PUC-SP, professor universitário e assessor da Plataforma Global pelo Direito à Cidade.

O arquiteto Fernando de Mello Franco também estará presente e contará sobre a experiência de São Paulo. Abordará os principais desafios para se promover um bom ordenamento urbano, garantir o direito à cidade e maior equidade territorial nas metrópoles brasileiras. Secretário do Desenvolvimento Urbano do Município de São Paulo (2013-2016), Fernando de Mello Franco coordenou os trabalhos do poder executivo na revisão do marco regulatório da política urbana de São Paulo. Doutor em Estruturas Ambientais Urbanas (USP), é professor universitário e consultor em urbanismo pelo Banco Mundial, UN Habitat e ITDP.

SERVIÇO
Direito à Cidade – Planos e Instrumentos de Desenvolvimento Urbano
Quando: 22 de agosto de 2018
Horário: Das 8h às 17h40min
Onde: Auditório da CDL (rua 25 de Março, 882 – Centro)

Autor: Da redação com Ascom/Foto: kaio Machado