Várzea Alegre: Fórum Comunitário do Selo UNICEF avalia ações e cria plano de trabalho

779

Na cidade de Várzea Alegre, foi realizado nesta terça-feira(14/08), durante todo o dia, no CSU – Centro Social Urbano Lourival Clementino do Nascimento, o I Fórum Comunitário do Selo UNICEF – Edição 2017/2020.

O evento esteve sob o comando CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, que tem como presidente Luiz Cleiton Alves Costa, contando com a presença de Francisco Costa de Alencar – Articulador do Selo UNICEF em Várzea Alegre e do prefeito da Cidade, Zé Helder (MDB), da primeira-dama Sônia Fortaleza, da Secretária de Assistência Social, Laura Maria, do secretário de Infraestrutura, Elonmarcos Correia, do Secretário de Saúde, Ivo Leal, do coordenador de Cultura e Turismo, Dr. Hélio Batista, do Assistente Social, Pedro Roque, do vereador Kleiton do Bar (MDB),  de Maria Valdinete Silva – Gerente do Núcleo de Ações Assistenciais e do delegado da Polícia Civil de Várzea Alegre, Daniel Macêdo.

Representantes de diferentes segmentos da sociedade civil varzealegrense estiveram no fórum para debater a construção de políticas de atenção às crianças e aos adolescentes deste município do Sul do Ceará.

Zé Helder destacou que o Selo UNICEF é uma comenda que o município recebe pelas suas políticas públicas de proteção às crianças e aos adolescentes e lembrou que em seu primeiro mandato, em 2006, Várzea Alegre recebeu o Selo UNICEF. “Desde que eu entrei na política, o fiz na busca de mudar o comportamento dos adultos, dos jovens, dos adolescentes e das crianças por meio de políticas públicas de amparo e de proteção, de visão de futuro, especialmente para as crianças e para os adolescentes”, disse.

O prefeito disse que a cada dia que passa a sociedade está mais fragilizada, exposta à situação de violência, das drogas e da marginalidade, que são questões preocupantes.

Ele pontuou que o fórum debate essas políticas públicas de amparo e de proteção às crianças e aos adolescentes, avaliando o que já foi feito e o que poderá ser melhorado ou inovado.

O presidente do CMDCA, Cleiton Costa, destacou que o fórum teve por objetivo avaliar os indicadores de Várzea Alegre no que se referem à aplicação das políticas públicas para as crianças e adolescentes com dados do Ministério da Saúde, Ministério da Educação e do que está sendo feito no nível da Assistência Social.

 

Cleiton Costa disse que é importante a participação da sociedade civil porque esse é o momento de construção dessas políticas públicas de atenção às crianças e aos adolescentes com um plano de ação que proporcionará visualizar o que está acontecendo no município em relação à criança de forma geral. “Então, nós analisamos tudo isso… O que estamos pontuando como positivo ou negativo. Então, tudo aquilo que é a realidade do município hoje é elaborado um plano de ação para que possamos caminhar durante esses três anos que faltam e em 2020 será apresentado ao UNICEF tudo que nós fizemos”, disse.

De acordo com Cleiton Costa, com as comprovações documentais das ações realizadas, Várzea Alegre buscará o tetracampeonato no Selo UNICEF.

O articulador, Francisco Costa, evidenciou que o fórum é importante também para a compreensão de como a sociedade entende as políticas públicas direcionadas às crianças e aos adolescentes.

Autor: Da redação com Ascom/Foto: Augusto César