Na manhã desta segunda-feira (23/07), representantes da Associação de Preservação da Cultura Cigana do Estado do Ceará- (ASPRECCE), se reuniram com o secretário da Educação do Ceará, Rogers Vasconcelos Mendes e sua assessoria técnica composta pela Coordenação de Diversidade e Inclusão Educacional da SEDUC, Bernardete Feitosa e Nohemy Rezende Ibanez, a fim de discutir as demandas ousadas e desafiadoras do povo cigano do Ceará, conforme o oficio nº45/2018 de 15/05/2018.
O Presidente da Asprecce explanou sobre a trajetória da associação durante dos oito meses de existências, enaltecendo os avanços e os desafios ainda a conquistar. O maior deles fora a aprovação do MAPP-590 Ceará Cigano que oportunizará a realização da cartografia, e mapeamento das 44 comunidades ciganas do estado a fim de construir em cima desses dados as ações que demandam o documento apresentado junto a SEDUC, visto que a maioria das demandas para serem efetivadas, e necessário o resultado desse trabalho de mapeamento a fim de elaborar estratégias de execução das demandas do povo cigano.
Para o presidente da Asprecce, este é um momento para a construção articulada e conjunta de uma política de educação escolar para a população cigana do estado do Ceará, com pessoas envolvidas na questão. “Porém saímos satisfeitos com os encaminhamentos” destacou o calon.
O secretário Rogers Mendes destacou o empenho do Governo na construção das políticas públicas. “Consideramos fundamental nesse momento priorizar e organizar o sistema de educação escolar da população cigana no Estado do Ceará, conforme os dados oficiais apresentados, e partindo das demandas apresentadas pela Asprecce.” disse o secretário.
De acordo com a secretária da Asprecce, Renata Célia, “Vejo com grande esperança a questão cigana no Ceará, pois o governo tem procurado dialogar e entende que as questões ciganas devem ser respeitadas e efetivadas” afirmou.
Segundo a vice-presidente da Asprecce, a calin Maiara Alves, “Queremos um olhar com mais carinho e atenção para a Educação do nosso povo cigano” lembrou.
A segunda-secretária, a calin Janiele foi taxativa, “Apresentamos nossas demandas e viemos buscar soluções em curto, médio e longo prazo de acordo com as nossas pautas apresentadas” pontuo Janiele.
Demandas em pratica
Contudo já existem algumas demandas que podem já serem postas em praticas segundo o Secretário Rogers, articular com o presidente do conselho de educação uma sugestão de proposta de um acento representativo dos povos de comunidades tradicionais a serem revezados pelos representantes dos povos que demonstrarem interesse em participar do controle social.
O secretário também assinalou uma preocupação com a educação de jovens e adultos ciganos e sugeriu planejamento de um escopo da educação de jovens e adultos incluindo as particularidades e o acervo cultural da população cigana, com turmas especificas para essas comunidades, sempre levando em consideração o recorte da demanda trazida pela associação.
Escola Cigana
Quando a implantação da escola voltada para cultura cigana, foi necessário analisar sobre se essa demanda contemplaria um espaço físico ou um programa institucional de valorização da cultura cigana nas escolas, que a contemplaria o objetivo do pedido em primeiro momento. Os membros concordaram com a contraproposta do secretário e se responsabilizaram em participar de uma agenda permanente de construção desse programa com assessores técnicos da SEDUC.
O programa Brasil Alfabetizado
Foram definidas algumas estratégias de execução desse programa ainda esse ano de 2018, com uma possível turma só com ciganos, ficando a associação de realizar um levantamento através de instrumental construído pela SEDUC para levantamento desses dados e abertura dessa turma ainda esse segundo semestre de 2018.
Presença
Participaram da audiência o presidente da ASPRECCE, o Cigano Calon Jornalista Rogério Ribeiro, a vice presidente, cigana calin Maiara Aline, e as 1ª e 2ª Secretárias Psicóloga Renata Célia e Cigana Calin Janiele Lucino, respectivamente.
Autor/Fotos: Ascom Asprecce