PROJETO CINE ALE CIDADANIA

793

Presidente da OAB/RR participa de sessão de cinema com alunos da Escola Jesus Nazareno

O Projeto Cine ALE Cidadania, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALE/RR), atendeu nessa quinta-feira (23) alunos da Escola Estadual Jesus Nazareno Souza Cruz, do bairro Caranã.

Pelo menos 480 estudantes dos ensinos Fundamental e Médio da unidade escolar, localizada na zona oeste de Boa Vista, foram levados ao Cine Super K para assistir uma das estreias do momento, o filme “O Homem de Ferro 3”, exibido em 3D.

Em ônibus e vans, os alunos foram levados ao cinema acompanhados por uma extensa equipe engajada no projeto. Já no Cine Super K todos receberam pipoca e refrigerante antes de entrarem na sala para a sessão de cinema. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros acompanham todo o deslocamento.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Roraima, Jorge Fraxe, esteve acompanhando junto ao deputado Jalser Renier (DEM), idealizador do Projeto Cine ALE Cidadania, o atendimento aos estudantes. A OAB/RR, o Tribunal de Justiça e o Ministério Público Estadual assinaram o termo de cooperação técnica e apoiam a realização do projeto.

“O aprendizado não é adquirido só naquele horário regular dentro de uma sala de aula. É um conjunto de atividades, e a sétima arte, o cinema, faz parte desse conjunto de culturas, de conhecimentos”, destacou o representante da OAB Roraima.

Para Fraxe, o projeto é uma extensão da sala de aula. “O advogado roraimense fica muito feliz em participar, através da OAB, Seccional de Roraima, desse projeto que é pautado na vida do estudante. São essas inciativas que deixam a gente muito feliz. A ALE e o deputado Jalser estão de parabéns por esse projeto”, disse.

A gestora da escola Jesus Nazareno Souza Cruz, Maria Leila de Sá, também destacou a contribuição do cinema para a formação do conhecimento dos estudantes. “Esse é um projeto que nós, enquanto gestores, gostaríamos de proporcionar aos nossos estudantes, mas sem a ajuda de parceiros não conseguimos. Por isso só temos a agradecer”, comenta.

Assim como outros estudantes, Raiane da Silva, de 16 anos, teve a oportunidade de ir ao cinema pela primeira vez. Empolgada, ela comemorou o momento. “Estou muito feliz e curiosa para assistir o filme em 3D”, disse.

O deputado Jalser Renier pontuou a falta de recursos da maioria dos estudantes em ter contato com o cinema. Atualmente, para assistir um filme em 3D, a pessoa paga R$ 24 na entrada, sem carteirinha de estudante.

“É uma satisfação muito grande. Nada paga uma alegria como essa de você poder oportunizar para as pessoas o acesso à cultura cinematográfica, que hoje é sem dúvida nenhuma uma das coisas mais caras que temos para se divertir”, pontuou o deputado.

O Projeto – O Projeto Cine ALE Cidadania, foi regulamentado pela Resolução 036/11, para alunos da Rede Pública Estadual da Capital e do Interior, com o objetivo de facilitar o acesso da comunidade estudantil às produções cinematográficas, contribuindo para formação crítica e reflexiva do jovem e do adulto.

As escolas participantes do Projeto foram indicadas pela Secretaria Estadual de Educação. Até final do ano a expectativa é atender pelo menos 30 mil alunos de escolas estaduais do estado.

Secom/ALE/Foto: Jader Sousa