Ciganos do Ceará farão cursos de Panificação Caseira e Avicultura
Os cursos serão realizados entre os dias 7 a 11 de maio, de Panificação Caseira, e de 14 a 18 de maio de Avicultura, e aconteceram na sede provisória da Associação de Preservação da Cultura Cigana do Estado do Ceará- ASPRECCE.
Os cursos são parcerias do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/CE) e Cooperativa de Trabalho para Prestação de Serviços e Assistência Técnica LTDA/ COCEPAT. Durante uma semana, 20 ciganos, do Distrito de Catuana de Caucaia aprenderão a fabricar diferentes tipos de pães, pizzas, nhoques, além de outras delícias encontradas em padarias e restaurantes.
Para a instrutora do curso de Panificação Caseira, Valdiana Meneses, “O curso fortalece o significado importante de valorização e princípios de uma vida saudável com muita sustentabilidade” destacou Valdiana.
De acordo com o presidente da ASPRECCE, o cigano calon, Rogério Ribeiro, os cursos agendados vêm de encontro com as politicas publicas de qualificação profissional para a comunidade cigana, “Os ciganos e ciganas que farão os cursos, além de aprender uma profissão, terão maiores perspectivas, além de conquistarem mais valorização e possibilitarão a transmissão do ofício apreendido para seus familiares e consequentemente, serve de motivação para outros calens” disse Ribeiro que acrescentou “Estamos muitos otimistas com a chegada destes cursos na nossa comunidade do Distrito de Catuana, onde temos 16 famílias, sendo 20 alunos por curso. São oportunidades com estas que dará mais visibilidade aos calens (ciganos na língua Chibi), com isso vamos mostrar para muitos preconceituosos que ainda imputam uma imagem de difamação e preconceito com o povo cigano. Nós ciganos merecemos respeito” definiu o presidente.
Ciganos animados
As Ciganas do grupo Calon, Janiele Lucino, Marta Serafim e Maira Aline, estão contando os dias para o começo do curso de Panificação Caseira , elas já planejam, após o término do curso de panificação, buscar meios para abrir um negócio próprio no ramo de padaria na comunidade do Distrito de Catuana, em Caucaia. Os ciganos também estão na expectativa, os ciganos Calons José Eudo e Damião Atenorio, também garantiram suas inscrições “Essa é uma grande oportunidade para o povo cigano, pois ainda a discriminação e o preconceito são forte contra nós, tudo isso graças ao nosso presidente o cigano calon Rogério que buscou este importante curso para nós” disse Eudo.
Sobre o curso de avicultura básica os ciganos José Cleitor e Claudio Gomes, criam algumas galinhas, decidiram se aprimorar para aumentar as produções. “Quero aprender muita coisa que eu não sabia. Com o curso que vamos fazer nos dias 14 a 18, vou melhorar a estrutura do meu galinheiro e criar aves de mais qualidade”, comentou Gomes, para José Cleitor “Além do melhor manejo vamos melhora a qualidade da criação” disse cigano Cleitor.
Objetivo dos cursos
Planejar e elaborar produtos de panificação diversos como pães, bolos, tortas, sobremesas, salgados, bolachas, biscoitos, recheios, coberturas e similares, em conformidade com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança do trabalho e dos alimentos, higiene, saúde e preservação ambiental.
Objetivo/ Avicultura básica
O curso objetiva repassar o conhecimento de manejo e sanidade, direcionadas a aves, englobando práticas de construção de galinheiro rústico, aplicação de vacinas (New castle, gumboro, bronquite, bouba aviária e cólera/tifo), a formulação de ração (inicial, engorda, terminação). Técnicas e métodos adequados para a produção de aves e ovos.
Programa Qualificando os Ciganos
O Programa Qualificando os Ciganos, (PQC) que será lançado no I Encontro Estadual das Comunidades Ciganas do Estado do Ceará, nos dias 24 e 25 de maio, no CETREX, localizado no bairro Capuan em Caucaia, pelo presidente da ASPRECCE, cigano calon, Rogério Ribeiro, para formar mão de obra qualificada, para os ciganos e ciganas, através de parceria com o SENAR e SENAC, bem como outras instituições.
Autor/Fotos: ASCOM. ASPRECCE