Cuidado com o idoso é tema de iniciativa inédita em Caucaia

820

O auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME) lotou na manhã desta quarta-feira (28/2). Ali, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), em conjunto com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado (STDS), promoveu o primeiro “Cine Debate Inclusivo” em Caucaia. A edição de estreia trouxe como tema a pessoa idosa e sua inserção na sociedade. O público foi composto por idosos, técnicos sociais e cuidadores.

Titular da SDS, Danielle Alexandre reforça a importância desses encontros. “Não se trata apenas da questão de assistir a um filme; o programa envolve um novo olhar sobre a obra, levantando questionamentos e promovendo discussões, relacionando o que foi visto com experiências pessoais de cada um”, pontua a secretária.

Além de promover um momento de socialização entre os idosos, a presença de técnicos sociais e cuidadores teve o objetivo de apresentar novas perspectivas para o trabalho dos profissionais. “É um trabalho delicado e que envolve muita atenção, muitas peculiaridades. Além de um ambiente adaptado, o idoso tem outras necessidades. Ser cuidado também não é fácil”, explica o pedagogo da Célula de Diversidade e Acessibilidade da STDS, Beto Rodrigues.

O encontro empolgou a aposentada Maria Euza. Residente do Itambé II, ela diz que é preciso uma atenção maior na sociedade com relação ao trato com o idoso. Já a moradora dos Sítios Novos, Maria dos Anjos, comenta que sempre procura estar presente em iniciativas como essa. “Nós, idosos, precisamos ter acesso a atividades assim, que nos valorizam e que nos colocam em destaque. É bom demais”, comenta.

Autor: Da redação com Ascom/Foto: ascom