A Prefeitura de Boa Vista iniciou o credenciamento de empresas prestadoras de serviços de saúde para atender as necessidades de implantação do componente pré-natal da Rede Cegonha no âmbito municipal. A proposta é reforçar a oferta de serviços específicos do pré-natal, como a ultrassonografia obstétrica.
A proposta atende a uma das metas do plano de governo da prefeita Teresa Surita com investimentos para melhorar o atendimento às gestantes, ampliando o acesso a serviços que proporcionem saúde e bem-estar para mamães e bebês, oferecendo condições para um parto tranqüilo e seguro além de auxiliar no planejamento reprodutivo.
“A implementação da Rede Cegonha em Boa Vista é fundamental para melhorarmos a atenção oferecida às gestantes, proporcionando o acesso a serviços que garantam a saúde da mãe e do bebê. O credenciamento desta empresas é mais uma etapa para estruturarmos a rede básica de saúde, atendendo às novas metas da Rede Cegonha”, explicou a prefeita Teresa Surita.
O edital de credenciamento foi publicado no Diário Oficial do Município no. 3428, desta sexta-feira (10). O documento está disponível no site da Prefeitura, no endereço eletrônico:
www.boavista.rr.gov.br. O documento prevê a contratação de prestadores de serviços que ofereçam os exames de ultrassonografia obstétrica e eletroforese de hemoglobina. Os procedimentos permitem acompanhar o desenvolvimento do feto, auxiliando no diagnóstico precoce de doenças que podem comprometer a saúde da mãe e do bebê.
Os exames atendem ao descrito no anexo III da portaria nº 1.459, que instituiu a Rede Cegonha. A meta conforme do Ministério da Saúde é disponibilizar o ultrassom obstétrico para 100% das gestantes. A portaria determina ainda a inclusão de novos exames financiados pelo Ministério da Saúde como a análise das hemoglobinas que, entre outras coisas, auxilia no diagnóstico de anemias.
Ascom/ PMBV foto: Ilustrada