Fiscalização ambiental apreende malhadores no Rio Branco

676

Uma ação conjunta da Delegacia de Polícia do Meio Ambiente (DPMA) e Secretaria Municipal de Gestão Ambiental (SMGA) possibilitou a fiscalização no Rio Branco até a divisa do Rio Tacutu com Uraricuera e a apreensão de 14 malhadores. O trabalho está inserido na programação da “Operação PC27”, coordenado pela Delegacia Geral da Polícia Civil.

A fiscalização foi coordenada pelo delegado titular da DPMA, Egídio Gomes Queiroz Júnior e, as embarcações utilizadas foram da equipe da SMGA e da DPMA.

O delegado explica que uma portaria de 2007, do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA) proíbe a pesca no período de 1º de março a 30 de junho, considerado o período do defeso.

“Como estamos no período do defeso, está proibida a pesca em todos os rios de Roraima, em virtude dessa portaria. Os pescadores de Roraima têm conhecimento da Lei”, disse.

Segundo o delegado foram aprendidos 14 malhadores que estavam em balsas utilizadas para extração de seixos. Foi identificado o dono da balsa e feito o auto de apreensão dos malhadores e a multa de R$ 700,00.

O delegado disse que patrulhas nos rios vão acontecer, em parceria com a SMGA, enquanto perdurar o período de defeso.

OPERAÇÃO PC27

A “Operação PC-27”, deflagrada ontem em Roraima, teve por objetivo combater os mais diversos crimes, como o tráfico de drogas, contra o meio ambiente, contra o patrimônio como roubos, receptação e cumprir mandados de prisão em aberto.

Foi desencadeada pelas unidades especializadas e os distritos policiais na Capital e no interior do Estado. Ao todo, 12 pessoas foram presas. Foram apreendidos 700 gramas de pasta base de cocaína, R$ 4 mil provenientes do tráfico de drogas, uma balança de precisão, dois revólveres, uma pistola, uma espingarda, equipamentos eletroeletrônicos, 14 malhadores, uma munição de fuzil de calibre 762 mm, uma rês abatida e um veículo modelo Pálio.

Ascom/ SESP-RR foto: Ilustrada