Incêndios preocupam Corpo de Bombeiros de Iguatu

1350

Tempo seco é o combustível perfeito para o fogo.

Com as altas temperaturas que começam neste mês e seguem até dezembro, aumenta a preocupação do Corpo de Bombeiros com os incêndios. A vegetação seca e os ventos fortes do período também contribuem para as ocorrências. Historicamente, os meses de outubro, novembro e dezembro são responsáveis por mais de 80% dos focos ativos anuais no Ceará.

O comandante do 4º grupamento do Corpo de Bombeiros de Iguatu, tenente-coronel Nijair Araújo, relatou a preocupação com a frequência de incêndios nas regiões rural e urbana. De acordo com a corporação, na sexta-feira (29/09) foram registradas três ocorrências na cidade de Iguatu e a média estadual gira em torno de 20 ocorrências por dia nessa época. “Orientamos e frisamos que a população tome cuidado com as queimadas. Com o aumento da velocidade dos ventos, clima seco e a baixa umidade relativa do ar, a propagação das chamas aumenta o risco das queimadas”, alerta comandante que acrescentou que “os esforços devem ser integrados, tanto do Corpo de Bombeiros Militar, empresas e população. Aceiros mal dimensionados, pontas de cigarro jogados às margens das vias, deseducação e falhas preventivas podem culminar com incêndios florestais cuja repercussão e extensão de danos à flora, fauna e ao homem não podemos mensurar”, destacou o tenente-coronel Nijair.

Alerta à população

O Corpo de Bombeiros de Iguatu alerta à população local para os riscos provocados pelos incêndios que estão se tornando cada vez mais frequentes na região.

De acordo com o comandante Nijair Araújo, os incêndios são provocados para queimar lixo ou desmatar terrenos, alguns de forma criminosa ou por ação de piromaníacos. Entretanto, nessa época do ano, quando os ventos estão mais fortes, o fogo se expande com mais rapidez, pode ocasionar graves e trágicos acidentes.

Grupamento de Bombeiros

O 4º Grupamento de Bombeiros, sediado na cidade de Iguatu, na região Centro-Sul do Ceará, atende a uma área circunscricional, abrangendo, atualmente, 21 municípios.

 Autor/Foto: Rogério Ribeiro/Foto: Iguatu BMB