Quilombolas e Indígenas de Caucaia mostram suas tradições culturais
A Diretoria de Cultura da Secretaria de Turismo e Cultura de Caucaia, Lanne Andrade, esteve presente nos stands do VII Encontro SESC Povos do Mar na manhã desta terça-feira (22/08) para acompanhar, o maior evento de Povos do Mar cearense.
A oportunidade de mostrar os trabalhos desenvolvidos nas comunidades quilombolas indígenas é essencial para a valorização da cultura.
Na oportunidade Lanne Andrade se mostrou encantada com os stands, especialmente com o espaço. “O objetivo é o fomento da Arte e da Cultura! Além da troca de conhecimentos e experiências, além de práticas das Comunidades inseridas nesse mensurável momento” destacou a Diretora que acrescentou “A valorização do saber, do fazer e do conhecer é algo que fortalece a cultura popular de nosso Estado e Caucaia representa muito bem esse momento. Índios, Quilombolas, Artesanato, Boi da Jandaiguaba, Reisado, Ciranda Quilombola, Culinária dentre outras vertentes deixam sua marca na VII Encontro SESC Povos do Mar” definiu Lanne Andrade.
De acordo com Claudia Quilombola, coordenadora geral da Caravana Cultural de Caucaia, destaca que o encontro é um trabalho educativo para o empoderar as mulheres das comunidades com foco nas tradições, na cultura e nos costumes.
Confira a programação que está imperdível.
Dia 22/8 (terça-feira)
9h – Fragata Sesc Povos do Mar / Conversas Flutuantes
Atividade socioambiental realizada em oito barcos no Rio Ceará. 120 vagas, inscrições no local.
10h – Socialização de Prática Alimentar | Eixo Sabores, Saberes e Saúde: Filé de peixe com purê de macaxeira. Local: Cozinha experimental da Colônia Ecológica Sesc Iparana. 25 vagas, inscrição no local. Ministrante: Raimundo do Nascimento | Camocim.
16h – Roda de Conversa Histórias e Brincadeiras de Terreiro. Palestrantes: Representante do Coco da Vila | Estevão, Aracati; Hugo, representante do coco da Majorlândia, Mestre Moisés, Representante da comunidade do Alagadiço | Trairi, Mestre Representante da comunidade Quixaba.
17h – Apresentações artísticas dos Cocos no Terreiro da Tradição. Local: Colônia Ecológica Sesc Iparana.
19h – 21h Oficinas Criativas. Local: Colônia Ecológica Sesc Iparana.
Dia 23/8 (quarta-feira)
8h – Vivências na Sabiaguaba | Eixo: Meio Ambiente e Sustentabilidade.
Serão realizadas a seguinte atividades:
Trilha da Sabiaguaba. Ministrante: Rusty de Castro – EcoMuseu do Mangue.| Sabiaguaba, Fortaleza
Conversas Flutuantes no Rio Cocó. Ministrante: Sineide Crisóstomo | Sabiaguaba, Fortaleza.
Oficina de Replantio de mangue. Ministrante: Elismar Santos | Requenguela, Icapuí.
Sairá um ônibus do Sesc Iparana com destino a Sabiaguaba (Fortaleza), local onde ocorrerá esta vivência. Vagas: 15. Inscrição em Iparana.
15h – “Naus catarinetas” – Vivência de barco pela Beira Mar de Fortaleza
Jornada de Saveiro da Beira Mar até o Navio Mara Hope na Praia de Iracema.
Vagas: 60. Inscrições em Iparana.
15h – Socialização de Prática Alimentar | Eixo Sabores, Saberes e Saúde: Risoto de Lula. Local: Cozinha experimental. Vagas 15. Ministrante: | Acaraú
17h – Crepúsculo – Pôr do Sol na Barra do Rio Ceará ao som de sanfoneiro. Apresentação da Banda Reggae a Base (Icapuí).
Dia 24/8 (quarta-feira)
8h – Socialização de Prática Alimentar | Eixo Sabores, Saberes e Saúde: Mariscada do Pontal do Maceió. Local: Cozinha Experimental. Vagas: 25. Ministrante: Harileide Monteiro
9h Cine Debate Terreiro Cultural | Mininstrante: Ana Vylela. Amontada
9h – 11h Oficinas Criativas
Dia inteiro – Feira “Onde há rede, há renda”: espaço para a exposição, comercialização e troca dos produtos e artesanatos tradicionais confeccionados pelas comunidades costeiras.
Noite – Camurupim assado | Eixo Saberes, Sabores e Saúde | Trairi: será assado 1 peixe camurupim em cada dia do VII Encontro Sesc Povos do Mar e servido aos/as participantes.
Local: Colônia Ecológica Sesc Iparana (Colônia Ecológica Sesc Iparana (Av. José de Alencar, 150 – Caucaia)
Período: 20 a 24/8
Horário: 8h às 12h e 13h às 21h
Autor: Rogério Ribeiro/Fotos: Divulgação