A prefeita Teresa assinou nesta segunda-feira (6), o Termo de Compromisso para a erradicação do trabalho infantil no município de Boa Vista. O documento apresenta uma série de metas para garantir a proteção especial às crianças, estabelecendo 2016 como prazo final para a implantação das políticas públicas.
A assinatura do termo marca a passagem da Caravana do Norte contra o Trabalho Infantil que escolheu o estado de Roraima para abertura dos trabalhos. Durante a solenidade, a prefeita recebeu 80 cartas confeccionadas por alunos de quatro escolas municipais. As cartas contem sugestões para acabar com o trabalho infantil na cidade.
“A Prefeitura firmou um compromisso e a partir de agora trabalharemos num plano de ação no enfrentamento do trabalho infantil. Será preciso atingir as metas para acabar com esse problema, que prejudica a infância que é uma etapa importante para o desenvolvimento do cidadão. Vamos trabalhar com foco na família, envolvendo os pais nesta ação para acabar com o trabalho infantil”, afirmou Teresa.
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), Roraima ocupa o 5º lugar no ranking brasileiro de exploração de crianças e adolescentes. Boa Vista é o município com o maior número de crianças e adolescentes em situação de trabalho.
Conforme destacou a prefeita, essa é uma situação grave que precisa ser combatida com o envolvimento de toda a sociedade. “Para combater o trabalho infantil será necessário formar parcerias e decisão política para atuar em ações eficazes na garantia de proteção das nossas crianças e adolescentes”, afirmou.
A secretária executiva do Fórum Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, Isa Oliveira, ressaltou o engajamento da prefeita Teresa Surita na luta para efetivar os direitos infantojuvenis. “A prefeita Teresa foi nossa aliada na luta contra o trabalho infantil quando parlamentar e presidente da frente parlamentar mista em defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Nossa proposta é que o município de Boa Vista tome a decisão política de prevenir e eliminar toda e qualquer forma de trabalho infantil”, afirmou.
Secom/foto:PMBV