Conferência de Programação da Igualdade Racial: “Todos devem ter vez e voz”, defende Naumi Amorim

1218

Caucaia sediou na manhã do último sábado (10/6) a III Conferência de Programação da Igualdade Racial, etapa macrorregional da Grande Fortaleza, com o tema Ceará da Igualdade Racial – Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento da Década dos Afrodescendentes.

A realização da Conferência foi feita pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial (Ceppir) e do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Coepir), com o apoio da Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.

O prefeito Naumi Amorim  (PMB) participou do evento e exaltou a diversidade de Caucaia por ter índios, negros, ciganos, povos de terreiros… “É isso que faz da nossa cidade o lugar certo para esta conferência acontecer. E tenham nossa gestão como participativa, onde todos devem ter vez e voz. O poder público precisa ter uma política pública alinhada para diminuir as desigualdades entre as etnias”, afirmou.

 

A Conferência é uma maneira de reforçar o enfrentamento das desigualdades étnicas e sociais. Por isso, a primeira-dama de Caucaia e secretária de governo Erika Amorim ressaltou o papel da gestão no fortalecimento dessa luta. “É uma honra poder sediar esse momento aqui no município. Nosso estado e nossa Caucaia possuem uma cultura e uma diversidade muito rica. E nossos povos precisam ter cada vez mais voz. Precisamos fortalecer essa luta. Esse enfrentamento é de todos nós. É nosso papel como gestão do município.”

Segundo a coordenadora de Promoção da Igualdade Racial do Ceará Zilma Madeira, a conferência selou o compromisso do Estado em discutir a diversidade étnico-racial. E, atrelado a isso, discutir propostas de políticas públicas que exerçam o controle da política da igualdade racial não só em Caucaia mas nos 19 municípios que compõem a macrorregião.

Autor: Da redação com Ascom/Fotos: Divulgação