Secretaria da saúde de Caucaia inicia curso de Educação Permanente

1265

Teve início esta semana o Curso de Aperfeiçoamento em Educação Permanente em Saúde para cerca de 100 profissionais da área. Participam enfermeiros e funcionários do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O intensivo é promovido pela SMS, tem duração de 2 meses e visa preparar esses profissionais que vão, a partir de agosto, atuar como facilitadores de um curso técnico voltado aos 477 Agentes Comunitários de Saúde do município ao longo de um ano. Paralelamente, esses facilitadores passarão por outra formação em nível de pós-graduação, o curso de Especialização em Educação Popular.

Na prática, eles estão se apropriando da metodologia e da política de Educação Permanente. Idalice Barbosa, do Núcleo de Educação Permanente da SMS, explica que isso vai impactar positivamente nos processos de trabalho dos profissionais. “Nós estamos formando essas pessoas para que elas possam organizar melhor os processos de trabalho e ter melhores relações interpessoais”, discorre a psicóloga.

 

Para isso, eles foram divididos em grupos que se reúnem às terças, quartas e quintas-feiras, um a cada dia até o fim de julho. Nesta quinta-feira (8/6), aconteceu o primeiro encontro do terceiro grupo e o momento contou com a presença do secretário de Saúde Moacir Soares, que também participou dos grupos de trabalho e discussão.

Para ele, investir na qualificação profissional dos que compõem a rede de atenção municipal é essencial, visto que vai trazer resultados positivos não apenas para a formação de cada um, mas também para a população. “Nós queremos que vocês nos ajudem a anunciar o novo momento em que se encontra a saúde de Caucaia”, disse o gestor, dirigindo-se aos participantes.

Autor: Da redação com Ascom/Prefeitura/Fotos divulgação