‘O senhor não tem condições de estar à frente’, disse Mário Covas Neto.
O presidente do PSDB em São Paulo, Mario Covas Neto, publicou um vídeo em seu perfil no Facebook na noite da última quarta-feira em que ele pede ao senador Aécio Neves (PSDB-MG) que renuncie à presidência nacional do partido. Neto diz que Aécio “não tem condições” de estar à frente da legenda neste momento.
No vídeo, o vereador de São Paulo diz ainda que a presença de Aécio na presidência nacional do partido “mancha os demais componentes” e que o senador deve “voltar para casa e preparar sua defesa”. Neto encerra o vídeo falando que “inocentado, Aécio será recebido de braços abertos”, mas que até lá, o melhor é deixar o comando para alguém “que não esteja ferido” como o senador.
Conforme revelado pelo colunista Lauro Jardim, do GLOBO, Aécio foi gravado pedindo R$ 2 milhões à Joesley Batista, dono da JBS, sob a justificativa de que precisava da quantia para pagar despesas com sua defesa na Operação Lava-Jato. Joesley entregou a gravação à Procuradoria-Geral da República (PGR).
Em nota, o senador afirmou que a relação com Joesley Batista era “estritamente pessoal” e sem envolvimento com o setor público. O parlamentar afirma ainda estar tranquilo em relação aos seus atos.
Na manhã desta quinta-feira a Polícia Federal está em diferentes endereços ligados ao senador Aécio Neves. O ministro Edson Fachin, relator da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o afastamento de Aécio de seu mandato de senador. A Procuradoria Geral da República (PGR) chegou a pedir a prisão do tucano, mas Fachin encaminhou a solicitação ao plenário do Supremo. A irmã do senador, Andrea Neves, foi presa na manhã desta quinta-feira pela Polícia Federal, cumprindo mandado de prisão expedido pelo ministro Fachin.
Veja abaixo a íntegra do vídeo de Mario Covas Neto:
“Senador Aécio Neves, chegou a hora de o senhor sair da presidência nacional do PSDB. Aqui quem fala é o presidente do diretório municipal de São Paulo do PSDB para dizer o seguinte: o senhor hoje não tem mais condições de presidir o partido. Não dá para alguém que está tão sendo acusado de uma série de coisas ficar a frente de um partido que foi criado sob a égide da ética, da correção e da boa gestão pública. Como o senhor acha que estando a frente não mancha todos os demais componentes do partido? Vá fazer a sua defesa, vá para casa, prepare a sua defesa e depois, o senhor inocentado, será recebido de braços abertos. Mas até que isso aconteça, o melhor é deixar a frente do partido a alguém que possa fazer o bom combate, alguém que não esteja ferido como o senhor está. Saia, por favor, da presidência nacional do PSDB.”
Autor: Da redação com Globo/Foto: Reprodução Facebook