Drogas: Caucaia vai ampliar política de prevenção

1225

Na tarde desta segunda-feira (15/5), o auditório da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), em Fortaleza, foi palco da cerimônia de assinatura do termo de cooperação técnica entre as prefeituras de 16 municípios do Ceará, incluindo Caucaia, e o Governo do Estado, através da Coordenadoria Especial de Políticas Sobre Drogas.

Com isso, essas cidades integrarão ou ampliarão o programa “Juventude do Futuro”, cujo objetivo é a prevenção ao uso de álcool e outras drogas. Além de Caucaia, são beneficiadas pelo termo as cidades de Aquiraz, Barbalha, Beberibe, Crato, Eusébio, Horizonte, Icó, Iguatu, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Quixelô, Redenção, São Gonçalo do Amarante e Sobral.

Segundo o prefeito Naumi Amorim, Caucaia, junto com São Gonçalo do Amarante, irá promover a capacitação das comunidades escolares. “Já temos algumas escolas contempladas. Agora vamos ampliar para prevenir em especial às crianças e os adolescentes do nosso município quanto ao uso de álcool e outras drogas”, destacou o gestor.

Conforme a secretária Especial de Políticas sobre Drogas do Ceará, Aline Bezerra Câncio, a contrapartida dos municípios para a implantação do projeto é apenas liberar os profissionais para atuar nos projetos que compõem o “Juventude do Futuro.”

“São programas que efetivamente melhoram a qualidade do Ensino Fundamental I e II das escolas, aumentando a concentração dos alunos na didática, elevando a auto-estima dos jovens e aproximando os estudantes das suas famílias”, explica a secretária.

 O que é “Juventude do Futuro?”

Trata-se de levar os programas federais de prevenção ao álcool e drogas coordenados pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) para o interior do Brasil. São, ao todo, três ações.

O “Jogo Elos” é uma atividade lúdica realizada nas escolas para desenvolver noções de socialização e respeito. O jogo se baseia em quatro regras: se expressar de forma adequada, respeitar o outro, obedecer o acordo quanto aos seus lugares e seguir normas. O programa contribui para a produção de um ambiente harmônico que estimula a troca e a cooperação entre alunos de professores, favorecendo o aprender e o desenvolvimento das habilidades sociais.

Já o #Tamojunto objetiva despertar habilidades e recursos específicos para os adolescentes poderem lidar com influências sociais, adquirindo conhecimento sobre drogas e seus malefícios. Dentre os benefícios estão a redução do consumo regular ou abusivo de álcool e outras drogas e o fortalecimento dos vínculos entre alunos e professores.

Já o “Famílias Fortes” é um programa que atende a famílias de crianças e adolescentes beneficiados pelos programas Jogo Elos e #Tamojunto. É disponibilizado por meio de reuniões semanais voltadas para o fortalecimento dos vínculos afetivos e de cooperação entre pais, responsáveis e filhos, buscando reduzir os fatores de risco ao uso e abuso de drogas. Cada encontro envolve temas da vida em família como amor, limites, regras domésticas, bons comportamentos, estresse e proteção contra o abuso de substâncias, além de estimular a conversação familiar

Autor: Da redação com Ascom/Prefeitura/Foto: Ilustrada