Caos instalados: Audiência pública da DPE vai debater a saúde pública em Iguatu

2135

A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPE-CE), com apoio do Ministério Público do Estado promove dia 31/05, às 9h, audiência pública para debater questões atuais relacionadas à saúde pública e do Hospital Regional de Iguatu.

De acordo com o defensor público, Paulo César Oliveira Carmo, “Nós precisamos unir forças, Estado, município, o próprio poder judiciário, os servidores para encontrar as soluções de forma conjunta e resolutiva” disse o defensor que acrescentou “Através desta audiência pública, vamos ter o raio X da saúde de Iguatu e principalmente do Hospital regional de Iguatu” destacou Paulo César.

As autoridades também pretendem discutir junto com a população, a falta de especialidades médicas no sistema público de saúde; a pactuação do município com a casa de saúde Dr. Agenor Araújo e principalmente sobre as mortes dos recém-nascidos, hoje totalizando (14), conforme dados do SIM.

Defensor público, Paulo César Oliveira Carmo

Caos constante

Que nosso país vive num caos constante é inegável e inaceitável. São tantos problemas nacionais que nos atingem direta ou indiretamente, mas talvez um dos mais graves seja a saúde pública.

Tem que ter o profissional humanizado e disponível, tem de se ter instalações decentes, material disponível, equipamento mínimos necessários. É isso, em nossa cidade podemos constatar a existência e funcionamento. Quando falta algum equipamento específico visualiza-se o encaminhamento para Fortaleza ou Barbalha.

Caos instalados:

Os pacientes que, já não aguentam mais o descaso e o desrespeito para com o seu devido atendimento.  Ouvir a população, alertando-a que a situação poderá ficar muito pior do que se encontra caso não haja uma mobilização visando cobrar melhorias e melhor aplicação da verba pública da Saúde.

 

A audiência

O evento, que será realizado no auditório do da Universidade Regional do Cariri (Urca)-Campus Iguatu aberto ao público em geral, visa levar informações à população e permitir a discussão do tema. A audiência pública será conduzida pela Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPE-CE) e representante do MPE.

Alguns Temas

Hospital Regional de Iguatu

Assédio moral na saúde

Medicação

Exames

Ambulâncias

PSFs

Estrutura

UTI Neonatal

Consorcio de Saúde da Microrregião de Iguatu

Casa de saúde

Casa da gestante

Óbitos dos recém-nascidos

Efetivo na saúde

UPA

Investimento no corpo humano e estrutura

Entre outros.

Convidados

Serão convidadas para participar do evento as mães dos recém-nascidos, representante da Prefeitura de Iguatu, Câmara Municipal de Vereadores, OAB, sociedade civil organizada, religiosos, conselhos de classe da área da saúde, Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), associações de especialidades médicas e de outras organizações ligadas ao tema.

Todo cidadão interessado no debate pode participar da audiência pública, sem necessidade de inscrição prévia.

Autor/Foto: Rogério Ribeiro/Foto: Ilustrada Bebê