Governo Municipal de Várzea Alegre se mobiliza para trabalhar a conscientização sobre o autismo

1419

O Governo de Várzea Alegre deu início neste domingo, 02 de abril, Dia Mundial da Conscientização do Autismo, à II Semana de Conscientização sobre Autismo, com uma programação que vai até 08 de abril e trabalhará a temática “Informar para a Convivência Melhorar”.

A programação foi aberta oficialmente no Parque Cívico São Raimundo Nonato, às 18h00, contando com participação das alunas do ballet da Casa Mãe, alunos da Apae, instrutor e Dj Léo Mix e alunos do curso de violão do instrutor e compositor Luiz Moreira.

Luísa Veruska, que é terapeuta ocupacional do CAPS e uma das organizadoras do evento, disse que o momento foi de sensibilização. “Foi um momento cultural para sensibilizarmos sobre o autismo, aspecto para a identificação e inclusão social”, disse.

sobre o autismo 2

Na oportunidade o Psicólogo do CAPS, Jorge Luiz, fez explanação sobre o tema, reforçando a importância de conhecer o assunto para conviver melhor com a pessoa com autismo.

A Semana de Conscientização sobre o Autismo é organizada pelo Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, formado por Professores das Salas de Recursos Multifuncionais do Município (AEE), Mães de Crianças que são atendidas pelo CAPS em parceria com a Educação através das escolas, com a Secretaria de Assistência Social, por meio dos CRAS e CREAS, com a Câmara de Vereadores e da Rádio Cultura de Várzea Alegre.

 

Nesta segunda-feira, 03, na sequência da programação, tem mobilização nas escolas do município de Várzea Alegre, com atividades voltadas para o tema Autismo;

Horário: Manhã e Tarde;

12h – Entrevista com Dr. Carlos Holanda Psiquiatra CAPS – Jornal da Cultura.

Terça-Feira – 04/04/2017

Apresentação Cultural dos Alunos da Associação Nossa Senhora de Fátima;

8h – Palestras informativa com: Ontoniel Fiúza de Alencar Júnior CREAS (Leis específicas do Autismo e a prática da ação social);

8h40min –  Palestra com a professora da rede Municipal de Várzea Alegre Claudiana Alves Sousa (Como acontece o processo de inclusão nas escolas);

9h20min – Participação da coordenadora da educação inclusiva do município de Várzea Alegre (Maria Costa);

9h50min – Momento vivências, um breve relato de mães de crianças autistas (Falando sobre os desafios e as conquistas com seus filhos do diagnóstico ao convívio social. Com a participação de Islânia Carvalho Gerônimo – mãe de Ryan e Rosi Araújo mãe de João Milto;

Local:  Centro Social Urbano – CSU/Secretaria de Assistência Social.

Quarta-Feira – 05/04/2017

Sessão na Câmara dos vereadores (Leitura da LEI 12 .764 de 27 de dezembro de 2012), debater ações que possam contribuir e melhorar efetivamente a vida dos deficientes em Várzea Alegre. Com a participação do Professor Bruno Siebra, Claudiana Alves de Sousa, Luiza Helena da Silva, Mães de Crianças Autistas e  membros que compõe a comissão organizadora do evento.

sobre o autismo 3

Quinta-feira – 06/04/2017

7h30min – Caminhada Azul;

Local:  Ao lado da Escola Pedro Sátiro;

18h30min – Entrevista com a Erileuza Jerônimo (Psicóloga) Várzea Alegre FM no programa aqui você sabe mais;

17h – Atividade com o professor Eduardo Borges (CROSS KIDS);

Local: CREVA.

Autor: Da redação com Assessoria de Comunicação/Foto: Augusto César