A honraria é conferida a políticos que obtiveram aprovação na pesquisa da instituição e que possuam ilibada idoneidade e serviços prestados em prol da comunidade.
O vereador Lindovan Oliveira (PSD) foi homenageado em solenidade durante o 110º “Seminário Brasileiro de Prefeitos, Vice-Prefeitos, Vereadores, Procuradores Jurídicos, Controladores Internos, Secretários e Assessores Municipais”, nos dias 30 e 31, em Recife.
Na presença de diversas autoridades, o vereador mais votado em Iguatu, Lindovan Oliveira, foi condecorado com a “Medalha Tiradentes – Colar de Ouro”, instituída pelo Instituto Tiradentes.
De acordo com Lindovan Oliveira, a condecoração é graças à população e aos 2,417 votos, “É por esse povo que procuro ser atuante e dou carinho e respeito, pois eles merecem. Sem essas pessoas eu não conseguiria ser vereador que sou hoje. Agradeço à minha família, aos meus amigos, às pessoas que confiaram em mim” disse o parlamentar.
ÁREA POLÍTICA E SOCIAL:
Mérito Eleitoral – Conferida aos três vereadores mais votados em cada município, graduando-se respectivamente em:
“Colar de Ouro”, para o vereador mais votado;
“Colar de Prata”, para o segundo vereador mais votado e
“Colar de Bronze”, para o terceiro vereador mais votado.
Mérito Executivo – Honraria conferida apenas aos prefeitos que foram reeleitos em seus municípios.
Mérito Educacional – Honraria conferida aos prefeitos que investem acima dos 25% obrigatórios em educação nos seus municípios.
Mérito do Legislativo Presidencial – Honraria conferida aos presidentes de Câmara em dia com o Tribunal de Contas, demonstrando respeito e transparência com dinheiro público.
Sobre o Instituto Tiradentes – O Instituto possui como missão oferecer estímulo e apoio a iniciativas de ação comunitária e difundir o ideário de Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes), para as novas gerações. Dessa forma, contribuir para a valorização da cidadania, para o aperfeiçoamento da gestão pública segundo os princípios da inovação, da ética e da integridade administrativa.
O instituto Tiradentes e o Centro de Estudos Políticos Presidente JK, sediados em Viçosa-MG desde 2003, possuem atuação na área de cursos de capacitação para gestores públicos. São realizados ciclos de palestras, mesas redondas, debates e seminários em várias partes do Brasil, com candidatos à presidência, senadores, juízes, promotores públicos, deputados federais, estaduais, professores, entre outros, que têm como objetivo promover o debate interdisciplinar sobre os desafios que o país enfrenta.
Autor: Rogério Ribeiro/Fotos: Gabinete do vereador