UERR prorroga até 10/05 inscrições na especialização em Educação do Campo e suas metodologias

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As inscrições no curso de especialização em Educação do Campo e suas Metodologias de Ensino foram prorrogadas pela Universidade Estadual de Roraima até 10 de maio. São ofertadas 50 vagas para professores e/ou profissionais que atuam na Educação do Campo em assentamentos do Incra ou reconhecidos por este nos municípios de Alto Alegre, Amajarí, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Caroebe, Iracema, Mucajaí, Rorainópolis, São João da Baliza e São Luiz do Anauá.

O curso terá duração de 24 meses e envolve ensino, pesquisa e extensão. Será realizado entre 27/05/2013 e 26/05/2015. Informações extras podem ser obtidas no edital, disponível no site da UERR, link http://migre.me/ees41, ou na Pró-reitoria de Pesquisa e Graduação, telefones 2121 0943 ou 2121 0944.

Os selecionados receberão bolsas de R$ 550 mensais durante a duração do curso, excetuando aqueles vinculados à UERR, Incra ou outro órgão de assistência. Interessados devem procurar os campi da Universidade Estadual de acordo com a região: Boa Vista (para os candidatos de Iracema, Mucajaí, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Alto Alegre e Amajari), Rorainópolis, Caracaraí e São João do Baliza (para os candidatos de Caroebe, São João do Baliza e São Luís do Anauá).

 

A especialização é fruto de um projeto aprovado pela Universidade Estadual de Roraima no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e inclui a realizaçaõ de projetos de pesquisa pelos participantes. Os recursos fazem parte do Programa de Ciência e Tecnologia para o Agronegócio do CNPq.

 

O projeto de pesquisa aprovado no CNPq tem como título ‘Educação do campo e suas metodologias: histórico, forma, condições e o seu desenvolvimento nos assentamentos de Roraima’. Um dos objetivos, segundo o professor doutor Evandro Ghedim, coordenador geral dos trabalhos, é diagnosticar os problemas, os processos pedagógicos, as condições de trabalho e os métodos da educação aplicada nestas áreas. Além disso, pretende-se desenvolver metodologias de ensino que atendam às demandas específicas dos professores das escolas do campo.

 

O impacto desta pesquisa para a ciência em Roraima pode ser medida pelos seguintes números: os 50 cursistas serão divididos em três grupos, cada um abarcando uma região do Estado e produzindo, no final, 50 projetos de pesquisa e outros 50 de extensão. Na equação geométrica resultante da replicação dos conteúdos serão alcançados também outros 900 docentes que atuam nos assentamentos.

Ascom:UERR/foto: ilustrada