A Amazônia é um verdadeiro celeiro cultural, com diferentes e ricas manifestações artísticas nas mais variadas vertentes, que vão da música à dança, do teatro às artes plásticas, entre outras, revelando sempre novos nomes que despontam no cenário regional e até nacional.
Com o objetivo de tornar esse rico acervo vivo cada vez mais acessível a todos, nasceu o Sesc Amazônia das Artes, um projeto de intercâmbio cultural entre os artistas dos estados que formam a Amazônia Legal, promovendo assim o diálogo entre as linguagens e as identidades culturais representativas de cada estado, além de incentivar uma ampla circulação dos produtos artísticos.
Idealizado pelo presidente do Sesc Roraima, Airton Dias, o projeto chega a 2013 à sua quinta edição, trazendo a Roraima artistas e grupos do Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia e Tocantins.
“A oportunidade que o projeto Sesc Amazônia das Artes propicia a esta região é de vital importância para a comunidade artística local, tanto para divulgar o que tem sido produzido aqui quanto para oferecer ao público maior acesso ao que tem sido produzido fora do Estado”, destaca Airton Dias.
As apresentações acontecem de 2 a 18 de maio, no teatro Jaber Xaud, no Espaço Cultural Amazonas Brasil, do Centro de Atividades Dr. Antonio Oliveira Santos, no Mecejana. A entrada será R 6,00 a inteira e R$ 3,00 a meia entrada para estudantes e comerciários com carteirinha atualizada.
“A promoção de eventos como esse, tem contribuído de forma significativa na formação de plateias para todas as linguagens artísticas, além de proporcionar um grande intercâmbio entre artistas dessa região”, completou Dias.
Banda roraimense quer conquistar a Amazônia
A cada edição do Amazônia das Artes, o Sesc seleciona artistas e grupos das áreas de música, dança, teatro e artes plásticas possam se inscrever e concorrer a ser o representante de Roraima no projeto.
Para a edição de 2013, o grupo selecionado foi a banda Jamrock, que fará show em Boa Vista no dia 2 de maio, quinta-feira, a partir das 23h, na Casa do Neuber, e também circulará por Porto Velho-RO (05.05), Rio Branco-AC (07.05), Manaus-AM (09.05) e Palmas-TO (11.05).
Em agosto, a banda volta a circular pela Amazônia Legal em mais cinco estados: Cuiabá-MT (18), Belém-PA (20), São Luis-MA (22), Teresina-PI (24) e encerra a turnê em Macapá-AP (26).
Com um repertório composto de composições próprias e regravações de sucessos de artistas locais, a banda mistura rock e reggae numa batida peculiar. O quarteto é formado pelos músicos, Hugo Pereira (voz e contra baixo), Roberto Vizotto (bateria), Hyago Moura (voz e guitarra) e Ana Gabriela (voz e violão).
A turnê pela Amazônia recebeu o nome de “A primeira viagem”, título que dá nome ao primeiro CD da banda gravado em 2012. O Jamrock vai aproveitar a excursão para gravar o videoclipe da música “Segundo Sonho”, um dos hits da banda.
Exposições
O Amazônia das Artes 2013 se completa com a realização de duas exposições. A primeira será “Meu Álbum de Retratos”, da artista plástica Keyla Sobral, de Belém-PA, no período de 07 a 28 de junho. A segunda será “Signos Acreanos”, de Uéliton Santana, de Rio Branco-AC, no período de 4 a 25 de outubro. O acervo ficará aberto à visitação pública na galeria Franco Melchiorri, no Espaço Amazonas Brasil, no Mecejana.
Confira a programação em Boa Vista
02/05 – “A Primeira Viagem” – Jamrock (RR) – Música
10/05 – “O Piauí Contando História” – Vagner Ribeiro e Grupo Valor de PI – Música
11/05 – “Mãe – In Loco” – Cia. Cacos de Teatro (AM) – Teatro
12/05 – “Divertissement” – Grupo Graham (AP) – Dança
13/05 – “Avoar” – Raízes do Porto (RO) – Teatro
14/05 – “Monofoliar” – Estela Ceregatti (MT) – Música
15/05 – “O Piquenique” – MiraMundo (MA) – Teatro
16/05 – “O Charme do Choro” – Charme do Choro (PA) – Música
17/05 – “Solamente Frida” – Cia. Garotas Marotas (AC) – Teatro
18/05 – “Do Repente” – Lamira Cia. de Dança (TO) – Dança
7 a 28/06 – “Meu Álbum de Retratos” – Keyla Sobral (PA) – Exposição
4 a 25/10 – “Signos Acreanos” – Uéliton Santana (AC) – Exposição