Prefeitura já retirou 59 mil toneladas de lixo da capital

816

Uma das primeiras ações executadas por Teresa Surita em sua atual administração foi iniciar a limpeza urbana da cidade. O trabalho de limpeza, iniciado em janeiro deste ano, já garantiu a retirada de mais de 59 mil toneladas de lixo da cidade. O serviço estava parado há três meses, causando o acumulo de entulhos e galhadas em todos os bairros da capital.

A limpeza já foi executada em 25 bairros da capital. Esta semana, as equipe estão nos bairros Sílvio Leite, Nova Canaã, Cauamé, Asa Branca, Jardim Floresta, Aeroporto, Caçari, Jóquei Clube, Mecejana e Centro, além das principais avenidas da cidade. As praças, feiras livres, balneários e canais também estão incluídos na ação.

Conforme explicou a prefeita Teresa Surita, a limpeza urbana está diretamente relacionada à saúde da população. “O lixo acumulado nas ruas favorece a proliferação de doenças como a dengue. Nossa maior preocupação é garantir que Boa Vista fique limpa e pretendemos concluir esse trabalho antes do inverno”, disse.

“É importante que a população colabore com este serviço, mantendo a cidade limpa após a passagem das nossas equipes. Cuidar de Boa Vista é responsabilidade de todos nós. Sem a participação efetiva da sociedade não será possível atingir os resultados que esperamos para nossa capital”, explicou a prefeita.

Em áreas ainda não atendidas pelo serviço, a orientação é não colocar mais entulhos nas ruas. Conforme o secretário municipal de Gestão Ambiental e Assuntos Indígenas, Aldemar Marinho, a quantidade de entulhos acumulados nas vias aumenta quando as equipes entram nos bairros. “Quando iniciamos a limpeza nos bairros, os moradores acabam colocando ainda mais lixo na frente de suas casas e isso aumenta consideravelmente, o trabalho das nossas equipes. Também precisamos que as pessoas colaborem com a manutenção da limpeza e não joguem mais lixo nas ruas”, disse o secretário.

 

Dengue – A ocorrência das primeiras chuvas favorece a reprodução do mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue. O lixo acumulado nas ruas pode esconder recipientes que acumulam água, local onde o inseto deposita seus ovos. A melhor forma de prevenir a doença é evitar a reprodução do mosquito. Por isso, a organização dos serviços de limpeza urbana e de coleta domiciliar são tão importantes. Eles ajudam a eliminar recipientes e objetos que podem se tornar criadouros para o mosquito.

 

De acordo com os dados do último Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), em todos os bairros da capital foi registrado a presença de criadouros do mosquito. Na maior parte da cidade, o índice de infestação é classificado como de baixo risco. Porém, alguns bairros, apresentaram alto índice de infestação o que representa um grande risco para proliferação da dengue. “Se não cuidarmos do nosso lixo, vamos aumentar as chances de Boa Vista sofrer com um surto de dengue. Por isso, pedimos que a sociedade faça a sua parte, mantendo o seu quintal limpo e colaborando também com os serviços que a Prefeitura executa. Uma cidade limpa é garantia de saúde para toda a população”, afirmou o secretário Aldemar Marinho.