Programação de serviços começa às 9h, e concentração para passeata, às 13h. Manifestação terá como tema luta pela Lei de Identidade de Gênero.
A orla de Copacabana, na Zona Sul do Rio, recebe neste domingo (11) sua 21ª Parada do Orgulho LGBT. A programação do evento começa às 9h, com serviços de saúde e orientações, e a concentração para a passeata, às 13h.
A passeata terá oito trios elétricos e atrações como as cantoras Lexa, IZA e a DJ Giordanna Forte. A funkeira Ludmilla também está entre as atrações da Parada e virá no primeiro carro cantando seus maiores sucessos. A tradicional bandeira do arco-íris, segundo a organização a maior da América Latina – com 124 metros, será estendida na avenida entre o terceiro e quarto trio.
O evento deste ano tem como tema a lutar pela aprovação da Lei João Nery PL 5002/13 – Lei de Identidade de Gênero. O projeto de lei pretende garantir que qualquer pessoa maior de 18 anos possa ser reconhecida e tratada pela sua identidade de gênero nos documentos de registro e possa realizar intervenções cirúrgicas transexualizadoras sem precisar de laudos psicológicos ou jurídicos.
A Parada do Orgulho LGBT Rio organizada há 21 anos pela ONG Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT. De acordo com a organização, o objetivo principal é levar para as ruas pessoas que lutam por direitos iguais, que combatem a intolerância, o preconceito e o ódio, dando voz àqueles que por tantos anos viveram à margem da sociedade.
“Há 12 anos a ‘Ação, Orgulho e Cidadania’ tem o objetivo de criar uma maior aproximação com a sociedade e a comunidade LGBT, promovendo serviços essenciais e informações úteis sobre direitos e saúde. Neste ano teremos distribuição de folhetos com dicas de saúde, de camisinhas masculinas e muito mais. Ao todo, serão distribuídos 400 mil preservativos”, explica Marcelle Esteves, vice-presidente do Grupo Arco-Íris. A Parada também contará com três postos médicos, 10 ambulâncias, Conselho Tutelar, Órgãos de Segurança, 220 garis da Comlurb, 150 banheiros químicos, 200 seguranças particulares, 300 policiais militares e cinco torres de observação para a PM. As 12ª e 13ª Delegacias de Policia, que estarão com reforço em suas unidades.
Autor: Da redação com G1 Rio/Foto: Riotur / Divulgação