Atendendo o convite da coordenação da Bancada do Nordeste na Câmara Federal, o prefeito eleito de Iguatu, Ednaldo Lavor (PDT), participou ativamente das discussões da retomada da Transnordestina.
A reunião organizada pela Bancada do Nordeste, presidida pelo deputado Júlio Cesar (PSD-PI), aconteceu na manhã desta quarta-feira (7) na Câmara dos Deputados. Na oportunidade o parlamentar lembrou “Vamos mostrar para o governo a importância da retomada e da liberação dos recursos para sua conclusão, vamos estudar uma solução para essa obra que é muito importante para os estados do Piauí, Ceará e Pernambuco. Já são mais de 10 anos de uma obra que deveria ser entregue há seis anos e isso é inaceitável” lembrou o parlamentar.
Durante a reunião, um grupo de trabalho foi formado para assegurar a liberação de recursos e o cumprimento do cronograma. A ideia é que, inicialmente, sejam liberados R$ 150 milhões, o que seria o suficiente para retomar as obras e garantir as condições para o prosseguimento das obras nos trechos do Piauí, Ceará e Pernambuco, que são os três estados diretamente beneficiados pela ferrovia.
Na ocasião Ednaldo Lavor ao lado dos deputados Macedo e Zé Ailton, juntamente com o Prefeito do Município de Catarina, Dr. Rafael Rufino Melo, destacou a importância da retomada da obra para o desenvolvimento do Nordeste, “Vejo o empenho incessante da bancada federal do nordeste e do governador Camilo Santana para a retomada da Transnordestina, que prevê 2.304 quilômetros de ferrovia, beneficiando 81 municípios, sendo 19 no Piauí, 28 no Ceará e 34 em Pernambuco. Com a retomada empregos serão gerados, em um momento tão difícil que passa o país” disse Ednaldo.
Cronograma
Pelo cronograma, até 2019 o trecho que interligará os três estados ao porto de Pecém (CE) será concluído.
Empregos serão gerados
Com a retomada da obra, cerca de 6 mil empregos serão gerados. Essa quantidade de empregos virá em um momento que o país apresenta um alto índice de desemprego.
Transnordestina
A Transnordestina é uma ferrovia de mais de 1.700 quilômetros de extensão que parte da cidade de Eliseu Martins, no Piauí, até Salgueiro, em Pernambuco. Ali, a ferrovia se divide em dois braços: um seguirá até o porto de Pecém, no Ceará, e o outro, em direção a Suape, em Pernambuco. Apenas 65% das obras de infraestrutura foram realizadas e o orçamento, que era de R$ 5,42 bilhões deve chegar a R$ 11 bilhões.
De acordo com o governo federal, o projeto prevê 2.3 mil quilômetros de ferrovia, beneficiando 81 municípios, 19 no Piauí, 28 no Ceará e 34 em Pernambuco. Em solo piauiense, a ferrovia passará por Simões, Curral Novo, Betânia, Paulistana, Campo Alegre do Fidalgo, Nova Santa Rita, Bela Vista, Paes Landim, Simplício Mendes, São Miguel do Fidalgo, São José do Peixe, Ribeira, Pajeú, Flores, Itaueira, Rio Grande, Pavussu e Elizeu Martins.
As obras estão paradas por decisão da Justiça Federal em ação do Ministério Público.
Autor: Rogério Ribeiro/Fotos: Divulgação