“Policiamento com cães em pontos estratégicos vai se tornar frequente na capital”
Começou esta semana, um treinamento tático diário com os cães policiais do Canil da Polícia Militar de Roraima. O treinamento, segundo o Comandante do Canil, Aspirante Jackson Fabiano, será ao mesmo tempo com emprego de ações de policiamento ostensivo nas áreas centrais de Boa Vista, com duração de uma hora, a partir das 7h30min, diariamente.
O objetivo das atividades é também proporcionar mais socialização dos animais com a população. Serão utilizados nas atividades, três conjuntos (homem e animal) por dia, revezando entre os 20 cães policiais das raças hottweiler, Labrador e Pastor Belga, que atualmente compõem a unidade. No primeiro dia os conjuntos foram formados com os cães Kratus, Themis e Rocco.
O Aspirante informou ainda que o mais novo dos animais do Canil tem um (01) ano de idade e o mais velho seis (06), sendo este último, uma hottweiler fêmea, Kira, já aposentada. “Queremos transformar a modalidade de policiamento em conjunto do Canil em tradição. Além de trabalhar a socialização que é muito importante para os cães policiais que compõem a unidade” disse.
No Canil PM, os policiais são responsáveis por treinar diariamente a matilha para as funções de faro e policiamento, tarefas atribuídas ao cão a partir do perfil e, principalmente, da raça. Os animais são tratados nos mínimos detalhes, com atenção redobrada na saúde, com consultas veterinárias preventivas e atendimentos. Além de alimentação balanceada para manterem a forma.
O Canil da Polícia Militar foi implantado em 1990, pelo atual Comandante Geral da Polícia Militar, Cel. Edison Prola, visando à utilização de cães em operações, uma vez que eles são treinados para distintos tipos de necessidades. “O cão auxilia no combate à criminalidade, com a força física e o faro apurado. Além de ser uma alternativa que a PM dispõe ao seu policial para proteger a sociedade”, afirmou o Cel. Edison Prola.
Ascom/foto:PMRR