Vereador Índio eleito Weibe Tapeba quer mandato participativo e transparente

3320

O meu mandato vai ser pautado pela diversidade, espero que a população esteja sempre dando sugestões e contribuindo com o nosso mandato” disse Weibe Tapeba.

Na manhã deste domingo (27), o primeiro Índio advogado e eleito vereador da historia de Caucaia, reuniu varias comunidades indígenas, lideranças e autoridades politicas, o encontro aconteceu na escola da sede dos Tapebas e contou com a presença da deputada federal Luizianne Lins (PT), deputado estadual, Elmano de Freitas (PT) e Dr Ricardo Ibiapina, representando o deputado federal Zé Airton (PT).

Weibe Tapeba acredita que a conversa constante e com os povos de comunidades tradicionais Índios, Quilombola, Ciganos e moradores será fundamental na elaboração de projetos e requerimento, “Quero continuar andando pelos bairros, conversar com as pessoas e conhecer as dificuldades para conseguir pensar bons projetos para nossas comunidades e para Caucaia” destacou Weibe.

weibe-povo

Presença de parlamentares  

 

Luizianne Lins na sua fala destacou a importância de rever todos os projetos de lei, “Muitos projetos de lei são aprovados, porem precisa de uma revisão alguns ajustes através de emendas. Estamos aqui para dar todo apoio o Weibe Tapeba e todas as comunidades indígenas. Temos pautado nossas ações, desde o primeiro dia, em uma atuação ampla e independente, que faça referência aos anseios da população” destacou a deputada.

O deputado estadual Elmano de Freitas demonstra uma atuação dinâmica e alinhada ao seu compromisso de trabalhar em prol dos trabalhadores e das causas sócias, “Pensando no presente, que podemos enxergar um bom futuro e resgatar os valores morais, éticos e honrosos” lembrou o parlamentar.

luizianne

Trajetória vencedora

Dos vinte e três vereadores eleitos, Weibe Tapeba foi o décimo mais bem votado com 2,641 votos e o único do Partido dos Trabalhadores (PT).

Weibe Tapeba destacou o apoio recebido do grupo que atuava na campanha e da família, além dos correligionários e amigos, que fizeram uma campanha popular, sem vantagens financeiras, e ouvindo a população durante todo o pleito eleitoral.

A realidade que enfrentamos hoje é perversa.

De acordo com Weibe Tapeba trabalhar igualmente essas diferenças não é uma tarefa fácil, “O aspecto principal é a questão da terra, queremos agilidade no processo de demarcação na terra indígena Tapeba” ponderou Weibe que acrescentou “Temos como meta trabalhar como a saúde, educação, meio ambiente, a nossa sustentabilidade e a segurança. Entretanto, o que nos unifica mesmo é colocar tudo isso subordinado à luta pela terra” disse.

Autor/Fotos: Rogério Ribeiro