Centro de Controle de Zoonoses de Boa Vista opera sem licença ambiental

704

Ministério Público de Roraima investiga local por suposta prática de eutanásia em animais sadios.

BOA VISTA – O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Boa Vista é alvo de investigação do Ministério Público do Estado de Roraima (MPE/RR). No ano passado, a organização não-governamental Aliambra protocolou denúncia no MPE após flagrar animais sadios com aviso de eutanásia no CCZ. Durante as investigações, ficou comprovado que o Centro de Zoonoses não tem licenciamento ambiental para funcionamento.

A Promotoria do Meio Ambiente do MPE instaurou inquérito civil-público para apurar a prática de eutanásia realizada em animais sadios. No decorrer das investigações constatou-se que o Centro de Controle de Zoonoses não possui licenciamento ambiental para funcionamento adequado.

O diretor do CCZ, André Furiati, disse que a denúncia foi motivada depois de a organização não-governamental Aliambra supor que animais estavam sendo maltratados no local. A diretora-geral da Aliambra em Boa Vista, Nanci Bahia, garantiu a denúncia ao MPE foi motivada após a instituição encontrar animais sadios com aviso de eutanásia.

Por meio de nota, a Prefeitura de Boa Vista informou que a solicitação para a licença ambiental está em tramitação. A nota comunica, ainda, que as adequações no centro exigidas para a obtenção do documento foram realizadas. “As investigações estão em curso e tão logo sejam concluídas, o MPRR irá se manifestar sobre o assunto”, aponta um trecho da nota enviada pelo órgão.

Do portal/foto ilustrada