Morre, aos 58 anos, Hugo Chávez, presidente da Venezuela

1126

Presidente morreu após a quarta cirurgia

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, morreu na tarde desta terça-feira (5), aos 58 anos, na capital Caracas. Ele lutava contra um câncer desde junho de 2011 e, após realizar um tratamento em Cuba contra a doença, havia voltado ao país natal em fevereiro deste ano. O comunicado foi feito pelo vice presidente Nicolás Maduro.

Chávez foi um dos mais destacados e controversos líderes da América Latina. Desde que assumiu o comando da Venezuela, em 1999, o militar da reserva promoveu mudanças à esquerda, na política e na economia. Ele nacionalizou empresas privadas, atribuiu ao Estado atividades essenciais, além de mudar a Constituição, o nome, a bandeira e até o fuso horário do país (1h30 a menos que o horário de Brasília).

Desde que descobriu a doença, o líder bolivariano sofreu quatro intervenções cirúrgicas, além de receber quimio e radioterapia, mas foi vencido pelo câncer. As informações sobre o tipo de câncer que padecia e o tratamento que recebeu sempre foram tratadas com bastante sigilo pelo Governo Venezuelano.

Mais cedo, com a informação sobre a piora do estado de saúde do então presidente, o alto comando político e militar da Venezuela chegou a se reunir para tratar sobre sua eventual saída de Chávez.

A Constituição Venezuela prevê que quem deverá assumir o cargo de presidente do país é o presidente do Parlamento, Diosdado Cabello, até serem convocadas novas eleições.

Nas próximas horas, o governo venezuelano informará sobre o local onde será velado o corpo de Chávez e detalhes sobre o sepultamento.

História – Chavéz nasceu em Sabaneta, em 28 de julho de 1954. Ainda jovem mostrou interesse pelos ideais de liberdade de Simón Bolívar. Convicto de que a revolução era o caminho para a liberdade, saiu de casa e entrou para a vida militar.

Com morte de Hugo Chávez desaparece uma das figuras mais polêmicas do cenário político mundial.

Da redação ORM/ G1/foto divulgação