População tem até o dia 26 para se vacinar contra a gripe

507

A população de Boa Vista tem até a próxima sexta-feira (26), para se imunizar contra a gripe. Ao todo 28 unidades de saúde da Prefeitura estão com postos de vacinação para atender o público alvo da campanha nacional.

Devem se vacinar gestantes, indígenas, doentes crônicos, idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos de idade, reeducandos do sistema prisional, profissionais de saúde e mulheres no período de até 45 dias após o parto.

A Prefeitura realizou neste sábado (20), o Dia D da campanha nacional de vacinação contra a gripe. De acordo com a estimativa feita pelo Centro Municipal de Imunização (CMI), cinco mil pessoas já se vacinaram. O número está bem abaixo da meta preconizada pelo Ministério da Saúde, que é de 30 mil pessoas.

Durante o dia, o Município disponibilizou 400 pessoas entre servidores municipais e voluntários nos postos de vacinação.“É fundamental que as pessoas procurem os postos de vacinação que funcionam em nossas unidades de saúde para se vacinar. Atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde representa proteger a nossa população contra a gripe e seus agravos que podem inclusive, causar a morte”, explicou o secretário municipal de Saúde, Marcelo de Lima Lopes.

O aposentado Valdecir Nonato de Souza, aproveitou o Dia D para atualizar o cartão de vacina e tomar a dose contra a gripe. “É muito importante nos vacinarmos. Estou aproveitando a campanha realizada pela Prefeitura para cuidar da minha saúde. Procurei o posto de saúde do meu bairro, não tinha fila, e logo fui atendido”, disse.

A vacina contra a gripe, distribuída no Brasil, é capaz de proteger contra três subtipos do vírus influenza o A (H1N1) – conhecido popularmente como gripe suína, a (H3N2) e o subtipo B. Este ano a meta é imunizar cerca de 30 mil pessoas dentro do grupo prioritário.  As doses estão disponíveis até o dia 26 de abril, em 28 Unidades Básicas de Saúde que possuem sala de vacinação, além de duas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), nos bairros Santa Tereza e Senador Hélio Campos.

Ascom:PMBV/foto JADER SOUZA