Assim não dá! De novo ônibus escolar atola e alunos perdem aula!

1443

De quem é a culpa? Os representantes (políticos) do povo, claro que vão dizer que é da chuva.

Mais um ônibus escolar fica atolado devido à precariedade das estradas, na manhã desta quarta-feira (30), o ônibus escolar que faz a rota Serrote, Congo e Santa Rosa II, ficou atolado por volta das 6h30, na região da Santa Rosa. Com isso cerca de 50 alunos deixaram de ir às aulas.

Sem pavimentação ou calçamento, as ruas da zona rural de Iguatu, se transformaram em perigo eminente. Nos dias de chuva, os veículos só têm duas opções, ou atolam, ou escorregam como se estivessem numa pista de sabão.

De acordo com um motorista do transporte escolar que não quis se identifica teme que as próprias crianças também se tornem vítimas de acidentes. “Nós transportamos vidas, nós transportamos alunos. É arriscado qualquer hora acontecer isso aqui [tombamento] com um ônibus carregado de alunos. E nada é feito nesse caso”, alerta.

onibus atola

Reclamações dos pais

Alguns pais que precisam do transporte escolar para seus filhos, reclamam do horário de estudos das crianças e das condições em que são transportadas. ?Há um desrespeito com a criança pequena que tem que acordar às 5h e entrar em um transporte escolar e percorrer de ponto em ponto até chegar à escola. Estas crianças estão sendo privadas do sono e da alimentação, pois acordam muito cedo e por consequência, não conseguem se alimentar.

Inflige o ECA

O Estatuto da Criança e do Adolescente (lei nº 8069/90) que prevê o ? acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência? (inciso V, art.53). No transporte escolar, as crianças andam misturadas com outros estudantes mais velhos, o que infringe Art. 4° incisos I e IX do DECRETO Nº 7.352/2010 que prevê que a oferta da educação infantil como primeira etapa da educação básica em creches e pré-escolas do campo, promovendo o desenvolvimento integral de crianças de zero a cinco anos de idade e a oferta de transporte escolar, respeitando as especificidades geográficas, culturais e sociais, bem como os limites de idade e etapas escolares?,

onibus atola 2

Transporte escolar

O problema é grave para os alunos dos Sítios Serrote, Congo e da Santa Rosa que dependem do transporte escolar. Por causa do atoleiro, cerca de 50 alunos que estudam em Iguatu já ficaram sem aulas por não terem como chegar ao colégio.

Direito de resposta;

O site RRInterativo abre espaço para a secretária de educação  ou seus assessores a apresentar qualquer tipo de defesa perante a matéria publicada se caso achar que teve algo que desabone suas condutas, contudo a matéria foi feita através informações dos país de alunos e alunos prejudicados.

Autor/Fotos: Rogério Ribeiro.