Tornou-se habitual a denúncia de desvio de finalidade de bens públicos. Há, inclusive, a malfadada crença de que o bem público não é de ninguém quando, na verdade, é de todos e deveria ser por todos cuidado e fiscalizado.
Em Iguatu populares flagram ,esse maquinário do PAC fazendo serviços indevidos, no bairro Cocobó de baixo, de acordo com um morador que não quis se identificar com medo de represarias, informou que esses serviços são corriqueiros na cidade.
A distribuição de equipamentos aos municípios pode ser uma importante alavanca para o desenvolvimento e o bem-estar das populações. Mas, para isso, há que se eliminar o viés político.
Não podemos esquecer que tais máquinas são adquiridas com dinheiro público, vindo dos impostos, e que aqueles que desviam o bem público cometem ato de corrupção. Além do dever de fiscalizar do próprio Governo Federal, como poder concedente, em nome da moralidade, o cumprimento fiel do compromisso assumido pelo prefeito na hora de aprovar a doação do equipamento, pode e deve ser cobrado pela imprensa e devidamente fiscalizado pelo Ministério Público, ONGs sérias e pelo próprio cidadão. Assim se exerce a cidadania…
Autor: Rogério Ribeiro/Fotos: Divulgação