“Falta de postes, extensão de rede e iluminação pública”
A Iluminação Pública de Iguatu continua sendo um dos grandes nós administrativos para a gestão municipal, para se chegar a um consenso dos locais que mais necessitam do serviço. Dentro deste contexto, os moradores do Bairro Novo Iguatu, após fazerem diversas solicitações ao Poder Público e a COELCE para que seja instalado o sistema de iluminação em algumas ruas do bairro, inclusive por meio de agentes políticos, até o momento não foram atendidos.
Diante de tanto descaso por parte do Poder Executivo e da COELCE, uma comissão dos moradores das ruas A, da quadra A e da Avenida Sabino Antunes, do bairro Novo Iguatu, protocolou na manhã desta segunda-feira (29), um abaixo assinado com varias copias de contas de energia elétrica aonde vem à cobrança de iluminação pública sem o fornecimento de energia elétrica.
De acordo com a moradora, Maria Romana, “Os moradores estão sofrendo com a falta de iluminação pública em algumas ruas, problema que, segundo as reclamações, ocorre há muito tempo sem uma solução”.
Outro morador não poupou criticas contra a prefeitura de Iguatu, “Minha rua e outras aqui do bairro Novo Iguatu estão no escuro, já reclamei e não adiantou nada”, protesta um morador José Tiago.
A moradora Francisca Cristiane Ricarte Pereira, “O clima é de medo e insegurança, principalmente quando os moradores precisam sair de casa à noite para trabalhar ou por algum outro compromisso”
“A prefeitura não resolve nada, a Coelce diz que a responsável é a prefeitura e nós seguimos no escuro, correndo riscos e inseguros”, aponta Deam.
Resolução Normativa
A implantação e a manutenção da Iluminação Pública são de responsabilidade das Prefeituras Municipais, como estabelece a Resolução Normativa nº 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. O papel das Distribuidoras é fornecer a energia e realizar a arrecadação da COSIP – Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública.
Autor/Fotos: Rogério Ribeiro