Deputada promove encontro para reativar a Orquestra Sinfônica de Rorainópolis

895

A reunião garantiu a volta das aulas da orquestra sinfônica no município

A deputada Ângela Águida Portela (PSC) promoveu a intermediação entre o Ministério Público e a Prefeitura de Rorainópolis para a retomada do projeto de criação da Orquestra Sinfônica daquela cidade.

O encontro entre o promotor de justiça Ademir Telles e o prefeito Adilson Soares de Almeida ocorreu na manhã desta segunda-feira, 15, na prefeitura de Rorainópolis.

O projeto da Orquestra Sinfônica de Rorainópolis foi instituído no ano de 2005 pelo promotor Ademir Telles quando ainda atuava naquela comarca, mas estava desativado há mais de um ano por falta de apoio logístico para transportar os maestros que vão de Boa Vista para ministrar as aulas de forma gratuita.

O projeto atende cerca de 70 adolescentes com aulas sempre aos sábados. Todos os instrumentos necessários para a composição da Orquestra Sinfônica foram adquiridos com recursos do próprio Ministério Público.

O prefeito Adilson Soares garantiu os recursos para custear o transporte, a estadia e a alimentação dos maestros que vão continuar as aulas que devem ocorrer em uma escola municipal de Rorainópolis. Nos próximos dias as aulas serão estendidas as vilas de Martins Pereira e Nova Colina.

Ele destacou que o projeto ajuda na formação social e cultural dos jovens e adolescentes de Rorainópolis daí a importância de se renovar o apoio para a continuidade do projeto.

“Não vamos gastar tantos recursos e os benefícios serão imensos porque vamos ocupar o tempo dos nossos jovens com algo muito bom que é a cultura, sem falar que vamos proporcionar a eles a oportunidade de se profissionalizar na música”, comentou Adilson.

O promotor Ademir Telles disse que o projeto é coordenador pelo músico Beany Cabrera, maestro da Orquestra Sinfônica de Boa Vista. De acordo com ele desde que foi implantando o projeto ajudou na formação profissional e social de dezenas de adolescentes que antes não tinham uma atividade naquele município.

“Imaginem o bem que fizemos a estas crianças e adolescentes e que ainda vamos fazer com o prosseguimento do projeto de formação de músicos em Rorainópolis. Queremos agradecer a sensibilidade do prefeito do município que de pronto acenou com a liberação dos recursos para a logística do projeto”, afirmou.

A deputada estadual Ângela Águida Portela explicou que o projeto tem uma importância fundamental para diminuir a violência infanto-juvenil em Rorainópolis daí a importância de se trabalhar para aproximar a prefeitura e o ministério público no sentido de somar esforços para a reativação da orquestra.

“Estamos muito felizes com o retorno do projeto e com a atitude do prefeito que se mostrou disposto a ajudar e até já marcou a data para o reinicio das aulas. Muitas crianças vão ter a oportunidade de ter um futuro melhor por meio da música”, declarou Ângela.

 

Secom/ALE-RR/ Fotos: Charles Wellington