Na tribuna, deputados repercutem retaliação sofrida por Natanael

774

A sessão plenária desta terça-feira, 16, foi marcada por pronunciamentos em defesa ao deputado Marcelo Natanael (PRB) sobre a manifestação de aplicação de pena expedida pela Secretaria de Saúde, a respeito da recente visita do parlamentar na Unidade de Saúde Mista do município de Iracema. Na tribuna, o deputado Flamarion Portela (PTC) repudiou a atitude do secretário Leocádio Vasconcelos pelo ofício encaminhado à Corregedoria da ALE-RR para apuração legal, acusando o parlamentar de invasão e arrombamento à unidade de saúde.

“Repudio a atitude de Leocádio, pois o deputado tem prerrogativa de visitar qualquer prédio público sem autorização prévia. Ele tem livre acesso. Isto é legal. Nossa missão também é de fiscalizar e vamos continuar fazendo isso. Natanael fez o que tinha de ser feito”, lamentou Flamarion.

Natanael também subiu à tribuna para rechaçar as acusações de que ele teria arrombado a porta de uma das salas do posto de saúde. “Jamais teria feito algo do tipo. Simplesmente entrei no prédio para avaliar as denúncias que tinha recebido. Os próprios servidores da unidade foram solícitos e me relataram a realidade precária do setor”, afirmou.

Natanael classificou como ‘lamentável’ a postura do secretário e disse que não vai se intimidar com represálias. Ele leu alguns artigos do Código de Ética da Casa que respalda o parlamentar de cumprir com suas atribuições sem aviso prévio e autorização de terceiros. “Tenho essa prerrogativa, a legalidade, democracia, livre acesso e representatividade, pois o povo me elegeu para isso. Vou continuar fiscalizando e não tenho medo de retaliações”, finalizou.

Em aparte, os deputados presentes à sessão defenderam a postura de Natanael e aprovaram uma Moção de Repúdio contra Leocádio Vasconcelos.

 

Secom/ALE-RR/ Foto Alfredo Maia