Mães reclamam de transferência de alunos do Sitio Várzea Grande

843

Na manhã desta segunda-feira (1º), a pedido de um grupo de mães de alunos de ensino fundamental e educação infantil, do Sitio Várzea Grande, reclamam que durante o período de rematrícula em outubro, souberam da transferência automática das crianças da escola municipal José Francisco Araújo para a escola Onélia Pereira, no Sitio Estrada, escola localizada a 6 km da comunidade.

Na ocasião o vereador, Vicente Reinaldo, conversou com as mães e destacou que vai solicitar da prefeitura através da secretaria de educação explicação sobre essa atitude. “Não podermos aceitar essa situação, o transporte escolar de qualidade não existe, parece que o descaso da prefeitura com as pessoas não tem fim” disse o parlamentar.

DSCN7348

Drama com a transferência

Segundo as mães essa mudança começou nesta segunda-feira (1º), elas reclamam que os estudantes já estão adaptados ao ambiente e que a mudança foi mal explicada pela Secretaria Municipal de Educação, de acordo Vanessa Honório, 24 anos, mãe de dois filhos “Essa mudança abala a estrutura da gente e do psicológico das crianças, além de acordarem às 5h, e nem poder merendar, ficou péssimo essa mudança de escola” contou Vanessa.

Outro problema relatado pelas mães foi o transporte dos alunos, uma vez que o ônibus vem dos Baixios, Tabuleiro, Várzea Grande e Malhada Limpa, “O ônibus vai lotado para a escola e muitas crianças fazem o trajeto em pé” disse Maria Eliene Oliveira, 37 anos, um filho de 7 anos.

A transferência dos filhos para uma nova unidade de ensino é tratada como um drama para as mães.

Valdilene Araújo Nogueira, 34 anos, dois filhos

Josefa Bezerra, 37 anos, cinco filhos.

Cícera Ferreira de Araújo, 29 anos, uma filha.

Josefa Ferreira de Amorim, 30 anos, um filho.

Maria Onorio, 47 anos, duas sobrinhas

Samara Alves do Carmo, 25 anos, dois filhos

Zélia Bernardes, 43 anos, um filho.

Leidiane Duarte da Silva, 26 anos, um filho.

Maria Alice Fernandes de Lima, 57 anos, quatro netos.

Rita da Silva, 70 anos, dois netos.

Maria Goncalves da Cruz, 40 anos, três filhos.

Zefinha Rodrigues, 34 anos, dois filhos

Patrícia Alves Uchoa, 25 anos, um filho.

Marleide Duarte, 40 anos, duas netas.

Antônio Candido Nogueira, 35 anos, um filho.

Autor/ Fotos: Rogério Ribeiro