Chegada das chuvas aumentam os riscos de casos de dengue em Iguatu

2265

Clima de calor e chuvas favorece propagação do mosquito da dengue

Com a chegada das chuvas crescem os riscos de casos de dengue na cidade. E como se sabe, ainda não existe uma cura ou vacina que combata o vírus da doença. Diante dessa situação a única alternativa é combater o mosquito vetor da dengue. Essa tarefa é uma responsabilidade dos governos federal, estadual e municipal e da própria população.

dengue

Os focos

Os focos do mosquito Aedes Aegypti estão sendo encontrados em vários pontos de Iguatu e nos sítios. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, são 62 focos confirmados. Confirmados focos Aedes Aegypti, transmissor do vírus da dengue nos bairros: Altiplano, Chapadinha, Gadelha, Varjota, Paraná, Vila Neuma, no Distrito José de Alencar e no sitio Santa Rosa.

Mobilização

Uma mobilização por toda a localidade do Distrito José de Alencar, no próximo domingo (31) visando combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, Zika vírus e Chikungunya. Esta sendo articulada por moradores, a ação conta com a parceria de comerciantes e amigos “Dengue Conscientização e Responsabilidade”.

O problema está dentro das nossas casas, objetivo é alertar a população sobre a necessidade de redobrar a atenção com os locais que possam servir de criadouros do mosquito da dengue. O mosquito só vai se desenvolver se deixarmos água parada, principalmente em potes, pneus, vasos, tonéis e calhas. São nestes locais que habitualmente depositam seus ovos. É importante que cada um faça a sua parte e limpe seu terreno.

banner zika

Prevenção/Ajude o combater a dengue

Para tomar medidas preventivas e impedir que a dengue chegue até a sua casa, a melhor atitude é combater os focos de acúmulo de água. Esses locais são propícios para a criação e reprodução do mosquito transmissor da dengue.

Para prevenir a chegada da doença veja alguns cuidados importantes para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.
* Encha de areia os pratinhos dos vasos de plantas;
* Lave, uma vez por semana, por dentro e com escovas e sabão, os tanques utilizados para armazenar água;
* Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias, etc.
* Mantenha bem tampados tonéis e barris d’água;
* Mantenha a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada;
* Troque a água de plantas aquáticas uma vez por semana e lave o recipiente com sabão;
* Não jogue lixo em terrenos baldios e mantenha a lixeira bem fechada;
* Remova tudo que possa impedir a passagem de água pela calha;
* Não deixe a água da chuva acumular sobre a laje;
* Entregue pneus velhos aos serviço de limpeza e ou guarde-os sem água e abrigados da chuva;
* Guarde garrafas de cabeça para baixo;

Autor/Fotos: Rogério Ribeiro