Demutran, IBAMA, PM e Zoonose de Iguatu estão virando cemitério de veículos, motocicletas e bicicletas.

1243

Cemitério de carros e motos usados se forma nos pátios dos órgãos públicos. Os veículos, a maioria em mal estado de conservação, estão expostos o sol e cobertos pelo mato.

veiculos 2

Expostos a sol, automóveis e motos entopem o Demutran, IBAMA, PM e Zoonose de Iguatu virando um cemitério já que não há cobertura para os veículos nos pátios.

A maioria dos proprietários não volta para buscar os veículos devido ao acúmulo de multas e impostos, outros são apreendidos com drogas, além de vir carros apreendidos pelas policias civil, militar, rodoviária e também da justiça. Muitos proprietários simplesmente abandonam os veículos, porque o valor das taxas pendentes é superior ao valor do bem.

O que diz o código

O prazo legal determinado pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é de 90 dias para remoção dos veículos e arrecadação do valor para reparar o montante de dívidas acumuladas relativas a multas, tributos e encargos legais.

População reclama

População fazem diversas reclamações sobre o perigo notável da dengue, já que os veículos ficam expostos ao tempo, onde alguns veículos já estão sem vidros, latarias amassadas o qual vira um grande local para a procriação do mosquito da dengue. Além de outras pragas que podem ser facilmente encontradas em meio das sucatas ali encontradas como ratos, baratas e até mesmo cobra.

veiculo 1Nova lei deve aliviar problema antigo dos Detrans

Uma mudança no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) vai facilitar o leilão de carros apreendidos e minimizar um problema antigo dos Detrans. A partir de 2016, a Lei 3.160/2015, publicada no Diário da União, prevê que, carro, moto ou caminhão que chegarem ao pátio dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) ficará à disposição do dono por até 60 dias e não mais 90, como é hoje.

A mudança também deve ajudar os órgãos estaduais de trânsito a minimizar um problema antigo: o da superlotação nos pátios, já que os carros que eram leiloados várias vezes criavam raízes por falta de interessados.

A partir do próximo ano, os carros e motos apreendidos serão submetidos, no máximo, a dois leilões. Caso ninguém se interesse a comprar, a lei autoriza a venda como sucata, independente da condição do veículo, seja boa ou ruim, ele só vai servir pra desmanche.

Autor/Fotos: Rogério Ribeiro