Em Iguatu Professora e Alunos apresentam o Projeto Cruzando os Sertões da Mata Branca

1122

Garantam a participação e interatividade dos alunos das escolas pública, sobre a literatura da Caatinga no Sertão.

A professora Adriana Oliveira e os alunos Carlos Mateus, Moisés Breno, Silas Vinicius e Dailton Rolim do curso do 1º eletrotécnico da Escola Estadual de Educação Profissional Professor Lucas Emmanuel Lima Pinheiro, localizada no bairro Vila Neuma, apresentaram na sessão, desta terça-feira (1º), na Câmara Municipal de Iguatu-CMI, o Projeto Cruzando os Sertões da Mata Branca.

rubenildo e alunosNo legislativo, durante a sessão ordinária, os alunos mostraram seus conhecimentos aos vereadores. O presidente da CMI, vereador Rubenildo Cadeira (PRB), aprovou a iniciativa. “Acatamos a ideia, ficamos até emocionados com o projeto apresentado pelos alunos e a professora Adriana Oliveira. Penso que todas as escolas deveriam estar inseridas em projetos como este”, resume Rubenildo que acrescentou “Com certeza, o executivo vai olhar com carinho este projeto, gostaríamos ainda que mais trabalhos como estes fossem realizados”, finaliza o presidente. Os vereadores das duas bancadas parabenizaram a iniciativa da professora e dos alunos.

 

 

DSCN5874De acordo com os alunos e professora foi feito uma pesquisa bibliográfica onde descobriram que os livros da rede educacional de Iguatu não abortavam a importância da caatinga ou abortava superficialmente, “Não estamos valorizando o que é do nosso bioma ele rico deveríamos usa plantas nativas do nosso bioma. A caatinga é um ecossistema único, encontrado no sertão nordestino” explicaram. Na ocasião foi alertado para a arvore que simboliza o município de Iguatu, segundo os alunos ela não é do bioma, “Essa Arvore atrapalhar o eco sistema” alertaram.

A caatinga é um ecossistema único, encontrado no sertão nordestino. É formada por árvores de pequeno porte e espaçadas. Essas plantas são chamadas de xerófilas (palavra de origem grega “xero”, seco e “philo”, amigo).

 

O projeto

O projeto foi apresentado no Parlamento Jovem, onde foi apresentado no Congresso. Que todos os livros de historia e geografia abortassem o tema do Bioma Caatinga.

A palavra caatinga, é indígena, de origem tupi, e quer dizer “mata branca”, “mata rala” ou “mata espinhenta”. Recebeu esse nome dos índios que habitavam a região porque durante o período de seca a vegetação fica esbranquiçada, quase sem folhas.

Autor: Rogério Ribeiro/Fotos: Edimar Freitas