DPG designa três Defensores Públicos para Iguatu

1333

Falta de defensores públicos atrasa judiciário no País”

A falta de defensores públicos dificulta o acesso de milhares de brasileiros à Justiça. A estimativa é de que faltam dez mil defensores em todo o país, e em algumas cidades esse profissional nem existe.

É uma situação preocupante, que afeta todo o sistema judiciário e, em consequência, a sociedade brasileira. É preciso que o legislativo e o executivo federais se mobilizem para sanar esta lacuna que tem atrapalhado a vida dos brasileiros.

Problema antigo em vários municípios do estado do Ceará, em Iguatu, a falta de defensores públicos pode ser parcialmente remediada com a nomeação de três novos defensores, Rafael Maia Teixeira, Priscilla Silva Holanda e Antonio David Guerra Rolim de Oliveira, para a próxima segunda-feira (30). Vale ressaltar que o Judiciário, o Ministério Público Estadual e a OAB da Comarca de Iguatu, tiveram uma participação ativa nesta demanda, com isso os méritos não é de nenhum deputado, são de todos.

Entenda

 

defesom

Os 27 novos defensores públicos empossados na última quarta, 18, atuarão em 16 municípios do Interior do Estado e 1 da Região Metropolitana de Fortaleza. A sessão que designou os defensores públicos foi realizada na última quinta, 19, no auditório Jesus Xavier de Brito, da Defensoria Pública do Ceará, durante curso de formação.

De acordo com a Defensora Pública Geral-DPG, Andrea Coelho, a designação dos novos defensores para o Interior mostra o cumprimento de um compromisso público feito quando do decorrer do concurso público. “As comarcas foram escolhidas seguindo o critério do Plano de Universalização do Acesso à Justiça, que privilegia os municípios em que mais é necessária a presença de defensores públicos. A exceção foi Ubajara, que sempre teve defensor e vagou na última designação”, destacou.

Os municípios

Além de Iguatu, os municípios de Itapipoca, Canindé, Crateús, Quixeramobim, Morada Nova, Tauá, Icó, Limoeiro do Norte, Boa Viagem, Quixadá, Granja, Ubajara, Viçosa do Ceará, Camocim, Russas, Tianguá e Horizonte também vão receber novos defensores.

Autor/Rogério Ribeiro/Fotos/AScom/DPG