Quixelô realiza audiência pública sobre regularização fundiária
A prefeitura municipal de Quixelô, com apoio da Câmara Municipal de Vereadores, realizaram audiência pública na manhã desta quinta-feira (19) para implantação do Programa de Regularização Fundiária no Município.
O Programa de Regularização Fundiária no Município tem a parceria direta do Governo do Estado do Ceará através do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (IDACE) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) conta com o apoio do Aerofoto Nordeste.
A prefeita Fátima Gomes falou sobre a importância da Audiência Pública, reforçando que a presença expressiva da população foi um passo decisivo no trabalho que busca a regularização fundiária de terras do município.
A gestora observou que, por meio da posse, os produtores e produtoras rurais terão acesso a linhas de crédito, além de outros benefícios, o que resultará na melhoria da qualidade de vida, por meio da geração de empregos e renda. “Estamos firmes, em prol da população”, concluiu a prefeita.
O titulo
Título é um importante documento para o pequeno produtor rural, pois além de assegurar a posse da terra para quem nela produz e trabalha, permite ao agricultor e à agricultora familiar o acesso às políticas públicas e financiamento de custeio e investimento, através das diversas modalidades de crédito rural, principalmente ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF.
Mapeamento
A prefeitura municipal de Quixelô, através da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, com execução do IDACE através da Aerofoto Nordeste em parceria com o INCRA, vão utilizar tecnologias modernas em sensoriamento remoto, GPS e geoprocessamento para proceder ao mapeamento da estrutura fundiária no município.
Presenças
Estiveram também presentes os vereadores Raimundo Gomes, Dadá, Gilson Pereira e Maurício Coelho, a senhora Gesilene Josino – Secretária Municipal do Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, o senhor Weime – Escrivão do Cartório da Comarca de Quixelô e um grande público de agricultores, empresários, secretários municipais e demais funcionários públicos, representantes de sindicatos, associações, dentre outros.
Autor: Rogério Ribeiro/Fotos: Divulgação