Na manhã desta terça-feira (17), o presidente da Câmara de Vereadores de Iguatu-CMI, vereador Rubenildo Cadeira (PRB) acompanhado dos vereadores, Mario Rodrigues (PROS) e Vicente Reinaldo (PROS), visitaram as unidades de saúde dos Sítios Santa Rosa II e III e constataram as varias reclamações da população.
Moradores dos Sítios Santa Rosa II e III, e do Sitio Serrote estão descontentes com o atendimento nos postos de saúde. Quem procura pelo serviço médico nas unidades públicas esbarra numa série de fatores que torna o sistema ainda mais inoperante e irrita aqueles que necessitam do serviço público. No posto de saúde do Sitio Santa Rosa II tem o dentista, mais não tem os equipamentos e medicamentos para realização dos serviços odontológico, frustrando a comunidade.
O posto de saúde Domingo Lucas Bezerra do Sitio santa Rosa III, só tem atendimento uma vez por mês, segundo as moradoras do sitio serrote, dona Maria Zilma e Maria de Lima, ambas com 64 anos, “O atendimento é apenas para doze pessoas, além disso, muita gente tem de madrugar para conseguir o agendamento com o especialista” contaram. Para piorar o drama daqueles que dependem do serviço público.
De acordo com o vereador, Mario Rodrigues “O prefeito tem que tomar alguma atitude já que a população está sendo penalizada pela falta de medicação, demora em agendar consultas dentre outras demandas” pontua o vereador
Segundo o vereador Vicente Reinaldo, “Vamos continuar com esse trabalho, realizando visitas aos demais postos que ainda faltam e com base nas necessidades que forem apuradas, a bancada de oposição vai encaminhar o pedido de providências às autoridades competentes, ou seja, ao prefeito e ao secretário de saúde e acompanhar a situação até que as demandas sejam atendidas” explicou o parlamentar.
Para Rubenildo Cadeira, nosso objetivo com essa atitude é garantir melhores condições de trabalho para os profissionais que atuam junto aos postos de saúde, “levar ao Poder Executivo, os problemas existentes para que sejam sanados e consequentemente, que é objetivo principal, garantir atendimento de qualidade a nossa população” disse Rubenildo.
As queixas dos usuários são sempre as mesmas: falta de medicamento, demora em agendar consultas, falta de médicos e o mau humor dos funcionários, além da precariedade da estrutura dos prédios, que não oferecem confortos aos usuários.
Autor/Fotos: Rogério Ribeiro