O presidente da Câmara Municipal de Iguatu-CMI, vereador Rubenildo Cadeira (PRB), e os vereadores Mario Rodrigues (PROS) e Vicente Reinaldo (PROS), estiveram visitando a Escola Municipal Francisco Sebastião Uchôa, no Sitio Santa Rosa II, em Iguatu, na manhã desta terça-feira (17).
A visita in loco é parte das denúncias feitas nas redes sociais por alunos e professor. Nesta unidade escolar, estudam 351alunos, divididos no pré-escolar até o 8º ano do ensino médio.
Durante a visita, os parlamentares puderam conversar com a diretora da unidade, professores, funcionários e alunos, e ver as necessidades que possuí, com o objetivo de melhorias nas estruturas físicas e operacionais da unidade.
Os alunos foram unânimes em dizer que a merenda não está conforme o cardápio, e que a parede de gesso ´que dividir a sala de aula balança muito.
De acordo com a diretora da escola, Maria Rubeni, a maioria dos investimentos na escola teve iniciativa dos conselhos da escola e que a escola tem um poço graças a um recurso com o governo federal que disponibilizou de R$ 5 mil reais, e os outros cinco mil foi através de doação e leilões que a escola realizou com a comunidade, com relação as denúncia a diretora explicou que os mesmo que fizeram a denúncia são os primeiros pratica atos de vândalos, quebrando cadeira e as arremessando no chão.
Para o professor Manoel Ferreira, “A estou horrorizado, imaginem a dificuldade de um adolescente para escrever numa cadeirinha é muito descaso com os alunos”, denuncia.
Os parlamentares na cozinha da escola verificaram a situação, os freezers só tem garrafa de água e está servido para os alunos biscoito, suco ou arroz doce.
O vereador Rubenildo Cadeira enfatiza que, “sempre procuramos atender o povo no que for preciso, por isso percorremos as unidades escolares e da saúde, porque entendemos que são as prioridades que assolam nossa população. E com isso podemos verificar in loco as reais necessidades que possuem e indicar melhorias para o poder público cumprir”, concluí.
Mario Rodrigues “nosso trabalho como legislador é ouvir a população e cobrar das autoridades competentes o que nos foi solicitado e estar perto da comunidade”, ressalta.
De acordo Vicente Reinaldo, “Sabemos o quanto é importante uma alimentação balanceada e saudável para o desenvolvimento das nossas crianças, Vamos leva dos às demandas para o prefeito através de oficio”, frisou.
Problemas detectados
Denunciam a falta de condições na unidade, o piso da quadra poliesportiva está rachado e com problema na trave, birôs em situação precária, salas apertadas, cardápio não está de acordo, cadeiras quebradas e falta de merenda.
Autor/Fotos: Rogério Ribeiro